Vila de Rei | Praia fluvial do Bostelim arrecada pela 5ª vez a única Bandeira Azul de Castelo Branco

Bostelim. Foto: mediotejo.net

A Praia Fluvial do Bostelim, situada entre a freguesia de Fundada e de São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, vai voltar a erguer a Bandeira Azul, naquela que é a sua 5ª distinção consecutiva. Este paraíso fluvial de Vila de Rei é a única Bandeira Azul do distrito de Castelo Branco. A distinção é concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo que o Bostelim é uma das 38 praias fluviais a nível nacional a receber este galardão. Em dezembro de 2019, devido à tempestade Elsa, o forte caudal da ribeira e a intempérie causou estragos grandes naquele local, que está agora em contagem decrescente para o término das obras a tempo do verão.

O Bostelim é a mais recente praia fluvial do concelho, tendo sido adaptada para tal. Além de disponibilizar infraestruturas, caso do bar, wc e balneários, parque de merendas e espaço fluvial, mantém o Parque de campismo rural do Bostelim, com espaço para autocaravanas. Situa-se junto à fronteira das freguesias de Fundada e São João do Peso, e pode ver-se a ribeira do Bostelim, num estado de natureza puro a montante da zona balnear, de margens verdejantes.

A Câmara Municipal de Vila de Rei congratula-se com este feito, que “assume ainda uma maior importância ao ser a única distinguida no distrito de Castelo Branco e uma das cinco da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, juntamente com as praias de Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes), Carvoeiro, (Mação) e Agroal (Ourém)”.

PUB
A praia fluvial tem merecido diversas intervenções de requalificação e modernização, tendo sido acrescentado um espaço de areal e sombras. Em dezembro de 2019, devido à tempestade Elsa, o forte caudal da ribeira e a intempérie causou estragos grandes no equipamento, que está agora em contagem decrescente para o término das obras a tempo do verão. Foto: CMVR

Com a época balnear a arrancar no concelho a 1 de junho na praia fluvial do Penedo Furado, Fernandaires e Pego das Cancelas, a praia fluvial do Bostelim vai ter de aguardar a sua vez. O espaço encontra-se a ser alvo de trabalhos de requalificação após os elevados danos e estragos causados pela Tempestade Elsa, em dezembro de 2019, estando o Município de Vila de Rei “a encetar esforços de modo a poder ter a praia aberta ao público o mais rápido possível, embora ainda não haja data prevista para esta abertura”.

Apesar deste percalço, nem por isso o galardão merece menos destaque e reconhecimento da “qualidade das zonas balneares de Vila de Rei”, que têm merecido repetidas distinções a vários níveis.

Outra distinção que se renova este ano para a praia fluvial do Bostelim é a atribuição da Bandeira ‘Praia Acessível’, um galardão que destaca as praias portuguesas que asseguram boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Turismo, agradece, em comunicado à imprensa, “o voto de confiança pela atribuição desta quinta Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, numa altura em que a mesma se encontra ainda a recuperar dos elevados estragos causados pela Tempestade Elsa”.

Cerimónia de hastear da Bandeira Azul em junho de 2019. Foto: CM Vila de Rei

O mesmo responsável refere que o município está a trabalhar “para que os muitos de visitantes desta nossa praia possam, logo que possível, usufruir de um espaço que é ideal para programas em família, com zonas verdes e bastantes sombras nas áreas circundantes, aliado à qualidade de água que nos permitiu voltar a obter tão importante distinção, cumprindo sempre as normas de segurança transmitidas pela Direção-Geral de Saúde, face à pandemia da covid-19”, termina.

Recorde-se que a atribuição da Bandeira Azul tem em conta diversos fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços.

O galardão vai ser entregue este ano a um total de 360 praias, sendo 322 praias costeiras e 38 praias fluviais.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here