Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Nova extensão dos Passadiços do Penedo Furado já pode ser percorrida

A obra da segunda fase dos Passadiços do Penedo Furado, em Vila de Rei, já se encontra terminada, pelo que é possível percorrer o troço de passadiços entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e a parte superior, onde se situa o miradouro das Fragas do Rabadão. Tal possibilita agora aos caminhantes efetuar um percurso total de cerca de 1400 metros.

- Publicidade -

Com a finalização desta segunda fase de trabalhos, os percursos pedestres ‘Trilho das Bufareiras’, ‘Grande Rota da Prata e do Ouro’ e ‘Grande Rota do Zêzere’ podem igualmente voltar a ser percorridos. Por terminar está a empreitada da terceira fase, que prevê construção de um novo miradouro, a criação de um baloiço panorâmico e a instalação de mais 700 metros de passadiços de madeira.

Segundo a autarquia, os trabalhos tiveram um custo de 104.056,60€ + IVA e, ao todo, foram intervencionados 760 metros de distância, que incluíram trabalhos para regularização do piso e colocação de guardas em madeira, tendo sido criados mais 260 metros de passadiços em madeira.

- Publicidade -

Esta segunda intervenção incluiu a criação de uma via de acesso à Bicha Pintada em passadiço de madeira, a remoção de grades metálicas e consequente substituição por madeira e a substituição de pontes em betão por pontes em madeira.

Fotos: CMVR

A autarquia refere ainda que, enquanto os trabalhos da terceira fase estiverem a decorrer (que vão fazer a ligação entre o local do final desta segunda fase e a praia fluvial), foi criado um pequeno desvio para que os caminhantes, caso assim o desejem, possam fazer o percurso de forma circular, percorrendo a distância entre o miradouro das Fragas do Rabadão e a praia fluvial pela Estrada Nacional 2.

Para Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Turismo do Município de Vila de Rei, afirma que “os passadiços do Penedo Furado são, desde a sua criação, um dos principais e mais visitados pontos turísticos do nosso concelho”, reconhecendo que as intervenções para ampliação do percurso vão permitir aos visitantes “acesso a uma zona de miradouros e mais quedas de água, reforçando a já elevada beleza destes passadiços. Passam também a estar disponíveis três dos percursos pedestres que passam pelo concelho, numa altura do ano em que são já muitos os visitantes que procuram os notáveis trilhos de Vila de Rei”, termina.

Recorde-se que se encontra ainda em execução a terceira fase da obra de ampliação dos passadiços. A nova empreitada vai incluir a construção de um novo miradouro, a criação de um baloiço panorâmico e a instalação de mais 700 metros de passadiços de madeira, que farão ligação entre o novo miradouro e a Praia fluvial do Penedo Furado, com ligação ao fóssil da ‘Bicha Pintada’.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome