- Publicidade -

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
- Publicidade -

Torres Novas | Artista Pantónio cria mural alusivo à Escola Prática de Cavalaria

O município de Torres Novas tem em curso uma intervenção artística mural (arte urbana), da autoria de Pantónio, no designado “muro de Vila Pinho”, na entrada da cidade de Torres Novas pela rua do Bom Amor. A pintura pretende abordar a temática do cavalo, recordando que ali se localizou entre 1902 e 1957 a Escola Prática de Cavalaria (atual Escola Prática de Polícia).

Em cima, a obra em curso; em baixo, como deverá ficar Foto: CM Torres Novas
- Publicidade -

Segundo avança uma nota informativa do município sobre este mural, Pantónio é o pseudónimo de António Correia, natural das ilhas dos Açores, nascido em 1975. Estudou desenho e fotografia na Escola Profissional de Ofícios Artísticos de Vila Nova de Cerveira e Tecnologias das Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar. Expôs individualmente em 2011 em Lisboa e em 2014 e 2017 em Paris. Assinou já projetos de arte urbana na América do Norte, América do Sul, Europa, África e China.

O trabalho foi adjudicado pelo valor de 15.500 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

O mural é da autoria de Pantónio. Créditos: DR
Pormenor do trabalho do artista Pantónio. Créditos: DR
- Publicidade -

O “muro de Vila Pinho” é um espaço emblemático da cidade torrejana, que teve durante muitos anos um painel de azulejo com a mensagem “Torres Novas saúda-vos”. Em 2017 foi finalmente alvo de obras de reconstrução e sustentação, depois de uma derrocada que deixou a via intransitável durante dois anos.

Em maio de 2019, na sequência das eleições europeias, foi o local escolhido pelos jovens da CDU para pintar algumas mensagens de protesto, episódio que indignou o executivo municipal socialista.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome