Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários dedicada à imaginação e criatividade

O Agrupamento de Escolas Templários organiza a sua terceira Semana Cultural, entre 2 e 4 de junho, com dias dedicados às artes, à cultura, à música e ao cinema, dança e teatro para todos, contando com diversos parceiros externos, mas também mais de 200 alunos que se voluntariam para apoiar na dinamização das iniciativas, que abarcam toda a comunidade educativa, incluindo as turmas do pré-escolar e indo até ao ensino secundário e cursos profissionais, e também todos os adultos, numa programação que varia de escola para escola.

- Publicidade -

A atividade tem o tema “Imaginação e Criatividade”, e insere-se no Projeto Cultural de Escola. O arranque da iniciativa conta com o Ciclo das Conversas Templárias, esta quarta-feira, dia 2 junho. A primeira, pelas 15h00, conta com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, o Plano Nacional das Artes e a Fábrica das Artes do Centro Cultural de Belém. A segunda conversa do dia acontece pelas 16h30 sendo organizada pela recém-criada associação Marquesa de Ciranda, criada por jovens tomarenses e virada para a promoção e desenvolvimento cultural.

Além dos alunos que apoiam na organização e dinamização, estarão também em palco alunos intérpretes, protagonistas desta Semana Cultural que envolve teatro, música e dança, uma vez que estão também ligados às escolas do Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e da Escola Secundária Jácome Ratton. Estes artistas “vão estar em tournée por todas as escolas do Agrupamento a mostrar a sua arte”, refere o agrupamento em nota de imprensa.

- Publicidade -

Também será apresentado em sessão aberta ao público, esta quarta-feira, dia 2 de junho, trabalho inédito da Companhia de Teatro Templários, “A 500 anos Luz”, com texto e encenação de Maria Morais, artista residente do Agrupamento, em colaboração com Júlia Ceríaco, a partir de improvisações desenvolvidas pelos alunos.

Também será apresentada a peça Woman, dirigida por Inês Cúrdia, professora de Teatro. E na Escola Básica Integrada Santa Iria com a curadoria de Lucy Jackson, artista plástica da região, será dinamizada uma pintura mural.

Entre as várias parcerias estabelecidas na edição deste ano, constam entidades como o Centro Cultural de Belém, Teatro São Luiz, Instituto Politécnico de Tomar, Zero em Comportamento, Cineclube de Tomar, Thomar Honoris, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Pense Indústria – ITIC, Tomar TV, Lucy Jackson e Marquesa de Ciranda.

Também os núcleos dos alunos das engenharias de Aeroespacial, Mecânica e Física do Instituto Superior Técnico vão dinamizar workshops de programação, lançamento de rockets, televisão, construção de uma garra hidráulica, circo da física, entre outros.

O Agrupamento de Escolas refere que “a concretização da 3ª Semana Cultural só é possível com a colaboração de todos os alunos, docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos superiores, encarregados de educação, da Câmara Municipal de Tomar, das Juntas de Freguesia de Tomar, Paialvo, Asseiceira, S. Pedro, Serra e Junceira, Olalhas e Casais e Alviobeira”.

O objetivo da iniciativa e toda a programação é permitir o desenvolvimento de “competências essenciais para o futuro, a a imaginação, a criatividade e contribuir para a formação de cidadãos mais criativos e criticamente ativos numa sociedade em constante
mudança”, termina.

Pode acompanhar os ciclos de conferências, emissão de atividades e mais informações através da página de Facebook do Agrupamento de Escolas: https://www.facebook.com/aetemplarios/

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome