- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Incêndios | Fogo em Tomar controlado de madrugada mobiliza ainda 117 bombeiros

*Atualização às 9:30 – O incêndio que lavrava desde as 15:53 de domingo no concelho de Tomar, distrito de Santarém, foi controlado cerca das 04:10 de hoje, mantendo-se no local 117 operacionais e 37 viaturas às 9:30 da manhã desta segunda-feira, disse à Lusa fonte da proteção civil.

- Publicidade -

Um outro incêndio que mobilizou os bombeiros do distrito de Santarém, que deflagrou pelas 20:22 de domingo em Giesteira, na freguesia de Fátima, concelho de Ourém, foi dado como concluído às 22:41, adiantou a fonte.

*Atualização às 00:00 – Os habitantes de duas localidades no concelho de Tomar foram hoje “deslocados por precaução” devido ao “fumo muito intenso” do incêndio que lavra naquela zona desde as 16:00 de hoje, disse à Lusa a presidente da autarquia.

- Publicidade -

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas (PS), em declarações à Lusa, os habitantes “dos lugares de Casalinho e Vale de Castanheira foram deslocados por precaução, devido ao fumo muito intenso”.

Pelas 23:00, o fogo tinha três frentes ativas. A autarca adiantou que a previsão dos bombeiros é que “duas deverão estar dominadas nas próximas horas”, sendo a terceira “mais preocupante”.

Apesar disso, “não há nenhuma aldeia na linha de fogo”, não sendo por isso previsível a necessidade de se deslocar mais habitantes.

O incêndio destruiu “casas devolutas e barracões” e provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros.

Pelas 23:30 de hoje, de acordo com informação disponibilizada no ‘site’ da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo que lavra em Tomar era combatido por 210 operacionais apoiados por 59 veículos.

*Atualização às 23h13 – Contrariamente ao avançado pelo avançado, não arderam casas de habitação na freguesia de Sabacheira, apenas anexos e barracões agrícolas, retificou a presidente da Câmara de Tomar ao mediotejo.net num ponto de situação feito pelas 23 horas deste domingo. A informação inicial terá sido avançada à autarca pelo presidente de Junta da Sabacheira, António Graça, mas a GNR não confirmou esta ocorrência. “Não se confirmam a informação das casas de 1.ª habitação destruídas. Ardeu o telhado de uma casa na freguesia da Sabacheira, pelo que os bombeiros tiveram que arrombar a porta para lá entrar mas não se confirma que tivessem ardido as duas casas de 1.ª habitação”, disse a autarca.

Pelas 23 horas, encontravam-se no Teatro das Operações 220 homens, a combater três frentes ativas em Casal Cabrito ( Carregueiros- Madalena e Beselga), junto ao IC9 em Carregueiros e, segundo a autarca, a situação mais preocupante na Sabacheira. “O incêndio ainda não está controlado sendo que contamos nas próximas horas dominar pelo menos duas das três frentes”, disse.

*Atualização às 20h53

Pelo menos duas casas de 1.ª habitação arderam junto às localidades de Água Boa e Vale Castanheiro, na freguesia de Sabacheira, em Tomar, devido ao incêndio que está a deflagrar no concelho desde o início da tarde deste domingo.

Há ainda dois operacionais feridos. “Neste momento, a maior frente é na localidade de Sobral, freguesia de Sabacheira, sendo que o incêndio está com uma dimensão muito grande”, disse Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar. A frente de fogo, disse, dirige-se para o Vale do Nabão, freguesia de Além da Ribeira e Pedreira.

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, encontra-se no Posto de Comando dos Brasões a acompanhar a evolução deste incêndio Foto: mediotejo.net

Para além destas duas habitações, arderam ainda outras casas devolutas e anexos agrícolas na freguesia de Carregueiros. A autarca refere que, no caso em que se verifique a necessidade de deslocar populares, foi disponibilizado o Centro Recreativo de São Miguel de Carregueiros. O incêndio não está controlado, de acordo com a autarca que se encontra no Posto de Comando dos Brasões, instalado no cruzamento que dá acesso ao Agroal.

No terreno estão, quando são cerca de 21 horas, 187 operacionais, sendo que estão a caminho mais meios de socorro da região.

Incêndios/Tomar | Dois bombeiros feridos e duas casas de primeira habitação arderam em Sabacheira

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 15 de Outubro de 2017

1.ª notícia:

Um incêndio de grandes proporções no concelho de Tomar está a deflagrar desde as 15h53 da tarde deste domingo, com o seu início na localidade de Brasões, Carregueiros, mobilizando cerca de 163 operacionais, 45 veículos e um meio aéreo que, entretanto, foi desmobilizado.

Testemunhas no local referiram ao mediotejo.net que as chamas estão a ameaçar habitações, sendo que o maior perigo se localiza nas localidades de Carregueiros, Casal da Brava e Vale Figueira.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome