Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Cartuchos de amêndoa de Cernache são Medalha de Ouro pelo 3º ano consecutivo

Uma imagem vale por mil palavras, certo? Mas foi pelo sabor, aparência, receita e confeção que os cartuchos de amêndoa, típicos de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, feitos por Silvina Ladeiras, foram agraciados com Medalha de Ouro na 8ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa. Pelo terceiro ano consecutivo, os Docinhos de S. Nuno, empresa de Silvina e do marido, recebem este reconhecimento “com satisfação” e notando que é sinal da “qualidade dos produtos”.

- Publicidade -

O concurso distingue produtos portugueses em várias vertentes, sendo que neste tópico o objetivo é premiar, promover, valorizar e divulgar os genuínos doces conventuais portugueses, alguns deles já qualificados.

Foto: Docinhos S. Nuno

- Publicidade -

Silvina Ladeiras, que há 10 anos confeciona este doce que é “frágil” e de “capa estaladiça”, envolvido nos segredos da combinação de ovos moles e amêndoa, refere que o produto tem “muita saída”, principalmente na região. A fragilidade do doce implica que este não consiga ir muito além, por ser quebradiço, mas a doceira “aceita encomendas” e os interessados podem sempre passar no estabelecimento ou nos restaurantes e locais para onde fornece no concelho da Sertã.

Silvina e o marido também são presença assídua nos eventos de divulgação dos produtos endógenos, levando a sua especialidade a iniciativas locais, caso do mercado mensal “Produtos da Terra”, aos domingos na Alameda da Carvalha, ou do anual Festival de Gastronomia do Maranho.

Além de ouro, os cartuchos também conquistam prata. Igualmente em Cernache do Bonjardim, e pelo terceiro ano consecutivo, a empresa Gapo & Oliveira, da Pastelaria Império, obteve prémios de destaque, nesta caso a Medalha de Prata pela sua receita de cartuchos de amêndoa colocada a concurso.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Acabo de ver num canal de Televisão a maneira de fazer este doce que não tive a sorte, ainda,
    de provar e de uma vila tão importante para mim como é Cernache do Bonjardim !
    Parabéns aos seus proprietários pelos prémios recebidos !
    Engº Costa e Sousa , João
    ( Antigo Aluno do IVS )

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome