Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ponte de Sor | Projeto ‘Técnico Solar Boat’ testado na Albufeira de Montargil

O ‘Técnico Solar Boat’ é um projeto universitário constituído maioritariamente por alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa, com uma equipa que trabalha em paralelo com os estudos na construção de embarcações movidas por energia renováveis. Atualmente conta com dois protótipos solares finalizados e está em fase de construção de um novo protótipo movido a hidrogénio que está a ser testado na Albufeira de Montargil, em Ponte de Sor.

- Publicidade -

Durante as últimas semanas, o ‘Técnico Solar Boat’ tem-se deslocado à Albufeira de Montargil, em Ponte de Sor, para efetuar testes ao último protótipo solar desenvolvido: o SR02 – São Rafael 02.

O grande objetivo destes testes tem sido preparar a embarcação para a mais recente atividade organizada pela equipa, a Odisseia TSB, que consiste num conjunto de percursos de norte a sul de Portugal, para dar a conhecer o projeto à comunidade bem como o que ele representa: energias renováveis, mobilidade eléctrica e sustentabilidade.

- Publicidade -

Técnico Solar Boat em Montargil. Créditos: DR

A equipa pretende ainda participar em competições internacionais de engenharia, sendo as mais importantes as organizadas pela Solar Sport One, na Holanda, e o Monaco Solar & Energy Boat Challenge, em Monte Carlo. Na temporada passada sagrou-se vice-campeã da categoria Solar A do Monaco Solar & Energy Boat Challenge de entre 14 equipas de todo o mundo, o melhor resultado até ao momento.

A Albufeira de Montargil é considerado “o local ideal para a realização destes testes, principalmente pela ausência de ventos fortes e pela facilidade no acesso à água. Outro dos grandes motivos pelos quais a escolha recaiu nesta albufeira é o apoio constante por parte da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia e do Núcleo de Vela de Montargil”, deu conta o Município de Ponte de Sor.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome