Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ponte de Sor | Air Summit fecha edição 2021 com emoções ao rubro (c/fotogaleria)

Depois de três dias de conferências que se pautaram pela discussão do setor da aviação, tripulada e não tripulada, aeronáutica, espaço e defesa e por onde passaram algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria, Ponte de Sor e o Portugal Air Summit fecharam com chave de ouro um fim-de-semana dedicado aos amantes de exibições aéreas.

- Publicidade -

Sábado e domingo foram dois dias preenchidos com emoções fortes, que culminaram no sábado, dia 16, com a final do EuRoc, European Rocletry Challenge – que reuniu alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 19 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

“Low pass” do A321 LR (Long Range) da TAP.

- Publicidade -

O muito público que acorreu ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor pôde assistir a demonstrações de drones, de asa delta, assim como uma exibição por parte do “stunt” Cajó que, em cima da sua mota, mostrou os seus exercícios mais arriscados.

Ponto alto foi a passagem a baixa altitude de um avião da A 321 LR (Long Range) da TAP Air Portugal, junto à pista do aeródromo de Ponte de Sor, numa apresentação inédita que fez as delícias dos presentes.

A passagem dos F16 da Força Aérea Portuguesa levou os amantes das “máquinas voadoras” ao rubro.

Parelha de F16 da Força Aérea Portuguesa.

O piloto Castor Fantoba, atualmente terceiro piloto no mundo em Freestyle e campeão nacional espanhol, tanto no Clássico quanto no Estilo Livre, marcou mais uma vez presença no Portugal Air Summit, no seu novo avião Extra 330, ao mais puro estilo acrobático.

Também Luís Estrela Garção, Piloto Comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal e especialista em acrobacia aérea desde 1995, mostrou as suas habilidades acrobáticas com o seu Pitts S2b.

Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, voar num Pitts Special é a concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.

O sempre espetacular Castor Fantoba.

Ainda no sábado assistiu-se à “Pylon Demo”, uma chicane demonstrativa com 8 aviões, dois deles da categoria Extreme e 6 Sport Class, que cruzaram os céus de Ponte de Sor, repetindo a exibição na manhã de domingo.

Quando a noite caiu um espetáculo de 60 drones de luz e leds, o Aurora Drone Show, contou de forma muito criativa a história de Aurora, uma menina numa demanda pela felicidade, numa alusão ao recomeço da vida pós pandemia.

Piloto português Luís Garção.

O momento mais aguardado chegou pouco depois. Os AeroSPARX foram as estrelas que levaram o público ao êxtase. A única equipa de aviação no mundo que combina voo acrobático com pirotecnia e acrobacias, entrou em ação, para, durante 45 minutos, iluminar os céus do aeródromo de Ponte de Sor e deixar todos os presentes maravilhados.

VIDEO | Espetáculo noturno dos AeroSPARX:

Os AeroSPARX têm deslumbrado o público com suas demonstrações por todo o mundo, passando por países tão díspares como Arábia Saudita e a Nova Zelândia, sendo já uma atração recorrente no Portugal Air Summit com os seus show noturnos pirotécnicos.

Fantásticos AeroSPARX.

A noite terminou com a OLE – Orquestra Ligeira do Exército interpretando temas sobejamente conhecidos de música ligeira e tradicional. Com a sua farda de gala, os militares da OLE, deram um toque de glamour ao final da noite de sábado.

No domingo, novamente com uma enorme afluência de público, muitos destes espetáculos foram repetidos. Houve ainda uma exibição da Patrulha Fantasma, com as aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), numa exibição que consiste num voo de formação com cruzamentos e acrobacia à mistura.

À semelhança do que aconteceu em 2019, este ano, o piloto Castor Fantoba defrontou em corrida um BMW M3 Competition e a nova mota de competição da BMW S1000 RR, elevando os ritmos cardíacos e a adrenalina aos que assistiram.

Castor Fantoba desafiou moto e carro BMW.

O Portugal Air Summit terminou com a cerimónia de entrega de prémios do EuRoc, European Rocletry Challenge. A quinta edição do Portugal Air Summit fechou com chave de ouro num fim-de-semana cheio de entretenimento e animação, proporcionando a todos os visitantes uma experiência lúdica inesquecível.

O Portugal Air Summit decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.

FOTOGALERIA:

*Com David Belém Pereira (fotos).

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome