- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Ourém | Junta de Freguesia celebra 25 anos de elevação de Fátima a cidade

A Junta de Freguesia de Fátima, (Ourém), já apresentou o programa celebrativo dos 25 anos de elevação da localidade a cidade. A data celebra-se a 12 de julho e contará com uma homenagem a figuras que marcaram a história da terra. 

- Publicidade -

O tópico foi introduzido pelo presidente da Junta, Humberto Silva, que destacou a diversidade das atividades e o grande número de instituições envolvidas, do associativismo à comunidade escolar.

O programa foi apresentado pelo presidente da mesa, José Poças das Neves, com destaque para o dia da cidade, 12 de julho, quando vai decorrer a sessão solene. Nessa data serão plantadas árvores no pátio da futura biblioteca de Fátima, onde se vão homenagear também várias figuras que marcaram a cidade.

- Publicidade -

Os nomes ainda estão sujeitos a debate e agradece-se o contributo dos populares, sendo que o nome do Padre Kondor já está definido, contando com a presença na data do Embaixador da Hungria.

O restante programa é uma mistura entre eventos que já existem, adaptados à data, e algumas iniciativas criadas para o momento. A pandemia coloca algumas incertezas quanto à realização dos eventos em período de inverno, pelo que muitas ações permanecem em aberto. 

- Publicidade -

Entre as diversas atividades há a criação de um Caderno de Estudos Regionais de Fátima, com coordenação de um professor da Universidade do Porto e participação de autores locais. A 20 de março decorre a Caminhada da Paz. Entre março e maio tem lugar um concurso fotográfico “Fátima 25 anos cidade” e ente maio e julho uma Exposição Fotográfica dentro da mesma temática.

A 21 de maio decorre a iniciativa Limpar Fátima, com foco na limpeza das entradas da cidade. Em abril a biblioteca itinerante da Batalha percorre algumas localidades da freguesia a apresentar o projeto. De 9 a 11 de julho tem lugar o Festival da Paz, com uma Sardinhada do Povo a 17. Vai haver ainda uma data dedica ao Dia da Música Clássica e uma Festa da Família, em Boleiros, em formato de encontro intergeracional, dia 23 de julho.

A 2 de setembro está agendado o Concerto 25 anos Cidade, com 90 músicos de todo o país. Dias 17 e 18 decorre um Festival de Folclore. Também em setembro está previsto organizar um Dia da Hungria, mediante organização com a Embaixada da Hungria.

A 22 de outubro está previsto um encontro de autores locais e a 23 o 9º Fátima Trail. Em novembro, dias 12 e 13, há o Festival de Sopas de Verde.

Entre maio e dezembro está prevista a organização de um conjunto de debates sob o mote “50 anos de cidade, que futuro?”, sendo o primeiro a 21 de maio com o tema “Marca e Desenvolvimento Local”.

Vão também ter lugar mercados de produtos locais e jantares temáticos, um peddy papper, um concurso literário para estudantes, um festival de esculturas, um festival de musica tradicional portuguesa e uma meia maratona, em datas a definir,

A Assembleia de Freguesia elogiou o programa “ambicioso”, tendo surgido porém alguns alertas que a comunidade imigrante, dada a sua atual dimensão, também devia ter sido envolvida. 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome