Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Marisa Costa (ouro) e Davide Machado (bronze) destacam-se na elite mundial de Orientação BTT

Portugal conquistou hoje mais duas medalhas nos campeonatos que reúnem a elite mundial de Orientação em BTT na região do Médio Tejo, com a júnior Marisa Costa a sagrar-se dupla Campeã da Europa de juniores em Orientação em BTT ao repetir na distância longa a vitória que tinha conseguido na distância média, e com Davide Machado a conquistar a medalha de bronze na Elite na prova de distância Longa da Taça do Mundo.

- Publicidade -

A localidade de Arripiado (Chamusca) acolheu o 3º dia de competição do MTBO 2021 com a realização da prova de distância longa, sendo um dia com novas medalhas para a delegação portuguesa. Depois da medalha de bronze no Mundial em 2016 e Ouro da Taça do Mundo em 2018, Davide Machado, 33 anos, voltou hoje a subir ao pódio na prova rainha dos Campeonatos de Orientação em BTT ao conquistar o bronze na Elite na prova de distância longa da Taça do Mundo.

Davide Machado conquistou a medalha de bronze na Taça do mundo em OBTT disputada este sábado no Arripiado (Chamusca). Foto: FPO

- Publicidade -

Marisa Costa, 20 anos, é a dupla Campeã da Europeia de juniores em Orientação em BTT ao repetir na distância longa a vitória que tinha conseguido ontem na distância média. A Atleta de Tomar que representa o BTT Loulé/Elvis cumpriu o seu percurso de 18 Km com desnível de 390 metros no tempo de 54:12, deixando as russas Alena Aksenova na segunda posição, a 12 segundos, e Ekaterina Landgrafa no 3º lugar, a 1:10.

Nos escalões de Elite as vitórias foram para a Suécia, em masculinos, e para a Dinamarca, em femininos, com as melhores classificações dos portugueses, além de Davide Machado, a serem de Ana Filipa Silva, em 23º lugar, e de João Ferreira, na 33ª posição.

Na sexta-feira, a atleta tomarense Marisa Costa, havia conquistado a medalha de ouro para Portugal nos Campeonatos da Europa de Juniores em Orientação BTT (OBTT) em distância Média, numa prova que decorreu em Alcaravela (Sardoal) e onde Artur Mendonça, de 17 anos, de Tavira, alcançou a medalha de prata no escalão juvenil.

Marisa Costa é a dupla Campeã da Europeia de juniores em Orientação em BTT ao repetir na distância longa a vitória que tinha conseguido na distância média. Foto: FPO

No segundo dia de competição do MTBO 2021, e depois de duas medalhas de ouro conquistadas no escalão de veteranos na prova disputada em Constância, a atleta de Tomar, que despertou para a modalidade em Abrantes, no Clube Orientação e Aventura (COA) e que hoje representa o BTT Loulé/Elvis, cumpriu o seu percurso de 12 Km com desnível de 230 metros no tempo de 33:54, deixando a checa Lucie Nedomlelova, segunda classificada, a 2:24, e a russa Ekaterina Landgrafa a 2:51.

Com um total de 369 atletas de 26 países em competição até domingo, nos concelhos de Abrantes, Constância, Chamusca e Sardoal, o Médio Tejo BTT Orientação (MTBO2021) é composto, além do Campeonato do Mundo de veteranos, pelo Campeonato da Europa de juvenis e juniores, pelo Campeonato da Europa de seniores e CX80 Taça do Mundo de seniores.

A orientação em Bicicleta de Todo-o-Terreno (BTT) é uma disciplina semelhante à orientação pedestre, mas em que a deslocação é feita em BTT, sendo objetivo conseguir escolher a melhor opção entre os pontos definidos no mapa do traçado definido, numa lógica de corrida individual em contrarrelógio, em terreno desconhecido e geralmente de floresta ou montanha.

Restante programa para todos os campeonatos:

Domingo, 10 de outubro  – Abrantes – Estafetas Mistas e Estafetas (manhã).

Cerimónia de encerramento – Estádio Municipal (tarde)

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome