- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Mação | Praias fluviais de Carvoeiro e Cardigos banhadas a ouro com água de excelência

O feito repete-se em Carvoeiro pela 11ª vez consecutiva, uma vez que esta praia fluvial é a que mais distinções e prémios acumula nos últimos anos. Carvoeiro veste ouro sobre azul, uma vez que também ostenta em 2021 a sua 15ª Bandeira Azul, mas este ano tem a companhia da praia fluvial de Cardigos, que se estreia no hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2021”. Carvoeiro e Cardigos são duas de três praias fluviais do concelho, aguardando a Ortiga reunir condições para que possa entrar na corrida por estes galardões. Estes espaços são imagem de marca do concelho, especialmente no verão, acolhendo milhares de visitantes que se deixam encantar pelas especificidades que cada local tem para oferecer. A época balnear deste ano arranca dia 12 de junho e termina a 12 de setembro.

- Publicidade -

Esta classificação de “Qualidade de Ouro” atesta que a água balnear está conforme diversos critérios definidos pela Quercus, nomeadamente “qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020); todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia”, refere a autarquia em nota de imprensa.

A praia fluvial de Carvoeiro é uma das zonas balneares que funciona como um cartão de visita do Médio Tejo, sendo referência e sinónimo de qualidade ambiental na região. Acumula com a bandeira Qualidade de Ouro 2021 (a 11ª consecutiva), a Bandeira Azul (pelo 15º ano consecutivo) que atesta as boas práticas desta praia fluvial há 15 anos consecutivos, bem como a bandeira Praia Acessível.

- Publicidade -

Dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

Praia Fluvial do Carvoeiro, em Mação Foto: mediotejo.net

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

Já a praia fluvial de Cardigos entra em estreia absoluta nos galardões com Qualidade de Ouro 2021.

Situada a jusante da Barragem do Vergancinho, estando entre 30 a 45 minutos de Mação – com várias opções de caminhos até à freguesia que fica mais norte do concelho e já na fronteira com os concelhos vizinhos de Vila de Rei, Sertã e Proença-a-Nova – e a 2 km/5 minutos do centro da vila de Cardigos, é a mais moderna das três praias fluviais do concelho e também a mais recente.

Foto: Joana Rita Santos/mediotejo.net

Fica situada no vale, abaixo do Campo de tiro, e é ao longo do caminho, na parte superior que se dispõe de áreas para estacionamento. Normalmente também é possível utilizar outras duas pequenas bolsas, no caminho que ladeia a praia fluvial, já muito próximo do espaço.

Com um formato mais artificial, esta praia fluvial tem aspeto de piscina de hotel, alimentada pela limpidez das águas da ribeira do Vergancinho, mas que devido à forte afluência tem tratamento mais rigoroso para que a piscina mantenha a transparência e qualidade necessárias, além da tonalidade turquesa que é atrativo para centenas de famílias de todo o país.

Foto: CM Mação

Em comunhão com a natureza envolvente onde sobressai o pinhal, mas também olival e eucaliptal entre demais flora caraterística da região, que se funde depois com as encostas relvadas e com sombra natural, tem ainda uma pequena zona de areia com chapéus de palha.

Do lado de cima uma área de churrasco e de parque de merendas, com muitas árvores de copa larga a fazer sombra, zonas relvadas para piquenique e onde muitas pessoas optam por ali acampar durante o dia e fazer as suas refeições – sendo que não é aconselhada a prática de acampamento com pernoite no local.

Foto: mediotejo.net

A piscina é toda ela empedrada, e o mesmo sucede com o seu perímetro. Do alto uma grande esplanada do bar, com vista superior sobre a piscina.

O mote para a época balnear de 2021, já em preparação pelo município para as três praias fluviais do concelho e que decorrerá entre 12 de junho e 12 de setembro, continua a ser “Ir à praia em Segurança”, vincando-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à covid-19 definidas pela Direção Geral de Saúde.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome