Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Novo aldeamento turístico vai nascer junto ao Lago Azul

Encontra-se em fase final de licenciamento a construção de um novo aldeamento turístico nas margens da albufeira de Castelo do Bode, junto ao Lago Azul, no concelho de Ferreira do Zêzere, investimento da empresa EIPWU, Lda., de Luís Filipe Segadães, promotor do concurso 7 Maravilhas.

- Publicidade -

Garantidos os pareceres favoráveis das várias entidades envolvidas, nomeadamente o Turismo de Portugal, o processo corre a sua tramitação normal estando em fase de aprovação na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Na última reunião, no dia 27 de agosto, foram analisados os pareceres jurídico e técnico sobre o pedido de isenção de pagamento de compensações e taxas urbanísticas, mas não chegou a haver decisão por faltar uma assinatura.

- Publicidade -

O projeto do aldeamento turístico Zêzere Ecoresort segue as tendências globais associadas a um turismo mais sustentável e pretende, segundo o promotor, criar “um local paradisíaco nas margens da albufeira de Castelo do Bode”, no lugar de Aderneira.

O empreendimento ocupa um terreno com a área de 211.572 m2, embora a área de intervenção esteja limitada pelo Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode a uma área de 93.410 m2.

O projeto prevê um total de 67 lotes, que inclui um hotel de 10 quartos, uma “Freestyle Academy” (Centro de Desporto) com 10 quartos e 63 lotes de moradias, num total de 152 Unidades de Alojamento Turístico, no entanto, o objetivo é avançar por fases.

Nesta primeira fase, os lotes objeto de licenciamento são o “Freestyle Academy” (Centro de Desporto preparado para o treino de Wakeboard e outras modalidades desportivas de ação com 10 unidades de alojamento e função de receção na primeira fase do empreendimento), sete lotes com unidades de alojamento com tipologias de T1 a T4 e o Centro Social B, perto do embarcadouro com a função adicional de carregador de energia para o barco elétrico do empreendimento turístico.

O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, numa reunião do executivo em dezembro de 2020 elogiou o projeto e as suas preocupações ambientais, acreditando que suscite interesse por parte de compradores chineses e japoneses, países onde a vertente ecoturismo tem tido muita aceitação.

A empresa investidora, EIPWU – everything is possible with us, gerida pelo seu sócio fundador, Luis Segadães, criou na nossa região em 2015 o conceito “Wakeboard Portugal – the first wakeboard resort in the world”, com o objetivo de colocar o nosso país no mapa dos maiores circuitos de Wakeboard mundial.

Numa extensão de cerca de 30 km, na albufeira de Castelo do Bode, foi instalada a primeira estância de wakeboard do mundo, com cinco cable systems ligados por transferes na água em cinco localizações diferentes.

O esboço da “Freestyle Academy” que integra o projeto do resort. Foto: DR

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome