Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | Projeto “Mais Vida” nasce para combater a solidão e promover envelhecimento ativo

Intitula-se “Projeto Mais Vida” e é um projeto comunitário de combate ao isolamento que a pandemia de Covid-19 veio trazer aos idosos das freguesias do concelho de Constância. Num apoio que pode ir desde um momento de dois dedos de conversa até aconselhamento psicológico, de saúde ou de fisioterapia, o acompanhamento é gratuito e o pagamento faz-se em sorrisos.

- Publicidade -

A ideia surgiu de três jovens adultas – Ana Botas (fisioterapeuta) Micaela Moreira (estudante de enfermagem) e Tatiana Lopes (psicóloga) – e é hoje um projeto comunitário inserido no âmbito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância.

Com o apoio das freguesias de Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada, o “Mais Vida” tem como objetivo prestar apoio multidisciplinar aos munícipes constancienses em risco de isolamento social ou que necessitem de acompanhamento psicólogo, de saúde ou de fisioterapia.

- Publicidade -

Destinado essencialmente a pessoas idosas e vulneráveis mas aberto a toda a comunidade constanciense, o acompanhamento aos munícipes é gratuito e o único pagamento aceitável é o dos sorrisos”.

Visita a idosa no âmbito do projeto Mais Vida. Foto: Projeto Mais Vida

Desde visitas para dois dedos de conversa ou para prática de exercícios com vista à estimulação cognitiva, até ao apoio na mobilidade e cuidados de saúde, o projeto tem como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo e saudável da população constanciense e rege-se por eixos como a promoção do bem-estar físico, da mobilidade e do bem-estar emocional, ocupacional, social e cultural.

A equipa realiza as intervenções junto dos inscritos semanalmente, mediante o cumprimento das indicações da Direção-Geral da Saúde, com a entrega, à porta de casa, de exercícios lúdicos de estimulação motora e cognitiva por parte da psicóloga, promoção de atividade física e movimento por parte da fisioterapeuta e promoção de saúde e prevenção da doença com a estudante de enfermagem.

Equipa do Projeto Mais Vida e presidente da direção da AHBVC, Adelino Gomes. Foto: Projeto Mais Vida

As inscrições para beneficiar deste apoio podem ser efetuadas por familiares ou pelos próprios requerentes através do email projetomaisvida.2021@gmail.com ou do número 938 663 443 (que funciona também como linha de apoio SOS de segunda a sexta-feira das 09h00 às 13h00).

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome