São 4 partidas simultâneas a partir das cidades de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha, numa travessia em bicicleta que levará 40 participantes a confluir a Abrantes, desenhando uma rosa-dos-ventos que perpetuará a memória do centenário da cidade de Abrantes, assinalado em 2016.

Os 4 grupos formados, num total de 40 elementos, partirão pelas 7 da manhã do dia 11 de junho (sábado) dos quatro “cantos” do país e farão uma média de 200 quilómetros/dia, de bicicleta, chegando à cidade de Abrantes no dia seguinte, domingo, 12 de junho, à Praça Raimundo Soares (largo da Câmara), previsivelmente entre as 19:00 e as 20:00.

A ideia partiu de Nuno Gomes, comissário do Centenário, praticante da modalidade de ciclismo (BTT e ciclismo de estrada) e adepto deste tipo de desafio. Nesse âmbito foram contactadas todas as associações concelhias praticantes destas modalidades, tendo ocorrido uma resposta muito positiva e que se traduziu num total de 40 ciclistas a aderir ao desafio. De Bragança vêm também dois abrantinos nesta aventura em bicicleta.

Em declarações ao mediotejo.net, Nuno Gomes, professor, 44 anos, disse que a ideia decorreu de um grupo de amigos ligados à prática do BTT e com o gosto por distâncias longas. Daí até sonhar com o a rosa dos ventos foi um pequeno passo: “estivemos a imaginar os percursos, fomos a vários locais, fizemos as contas e vimos que era possível ligar os quatros cantos do país a Abrantes num só dia”.

NUNO2
Ciclistas em preparação para o grande desafio de ligar os quatro cantos do país a Abrantes

Por outro lado, continuou, “sentimos que esta não era igual às outras aventuras: havia o desafio físico e mental mas havia sobretudo o desafio histórico de descobrir novos mundos numa interpretação só nossa: de BTT e num só dia, ligando os quatro cantos do país às festas da nossa centenária cidade”.

A aventura vai ser feita em bicicleta de BTT, pela diversidade de percursos, seja em estrada, trilhos ou terra, vão contar com carros de apoio logístico. A viagem de bicicleta vai demorar cerca de 20 horas, segundo as contas de Nuno.

“Vamos arrancar em simultâneo dos quatro pontos extremos do país no sábado, todos à mesma hora (8:00), e vamos pernoitar num ponto intermédio da viagem, depois de cerca de 12 horas a pedalar. Depois, às 8 da manhã de domingo, partimos em direção a Abrantes onde contamos chegar entre as 19 e as 20:00, ao Largo da Câmara, onde as 4 equipas entrarão pelos quatro cantos da praça. Ali ficaremos a conviver e a partilhar experiências e emoções com se queira juntar a nós. Depois, bom, depois é um duche e entrar na festa do centenário”, antecipou.

Participarão, para além das coletividades formalmente apoiadas, o Centro Cívico de Alferrarede Velha, Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Chainça, Clube Aventura Motorizado do Pego, Clube Orientação e Aventura, Associação de Ciclismo e Btt do Fôjo, também grupos informais como os Tromba Estendida, Cabeço das Águias, Branquinhos da Chainça, Tenrinhos da Bicla e Bintage.

Quem se quiser juntar às equipas, quando estas estiverem mais próximo de Abrantes, poderão fazê-lo desde que devidamente equipados.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.