VN Barquinha | Município recebeu distinção da Rede de Cidades e Vilas de Excelência

Entrega da bandeira Cidade ou Vila de Excelência”, nível II. Foto: mediotejo.net

O município de Vila Nova da Barquinha foi distinguido pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência com a atribuição da bandeira “Cidade ou Vila de Excelência”, nível II, que foi entregue na cerimónia oficial que deu início à sessão da Assembleia Municipal desta sexta-feira, dia 24.

PUB

PUB

Fernando Freire, presidente da autarquia, e Rui Picciochi, presidente da Assembleia Municipal, receberam o “galardão” das mãos de Pedro Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência que justificou a atribuição da bandeira com o trabalho de dinamização e inovação desenvolvido nas áreas da regeneração urbana e do turismo.

Em declarações ao mediotejo.net, Fernando Freire, mostrou-se agradecido pelo reconhecimento de “uma estratégia” que, salientou, não é sua. Miguel Pombeiro, antigo presidente do município, foi apontado como “pai” do projeto cultural iniciado em 2010, altura em o atual presidente desempenhava o cargo de vereador da cultura.

Pedro Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Foto: mediotejo.net

O autarca barquinhense destacou, igualmente, que a regeneração urbana é notória no município pois “onde há gruas, há desenvolvimento”, nomeadamente ao nível das habitações na vila, verificando-se a construção de novas na entrada e a recuperação de antigas no centro. Prova da atratividade gerada nos “novos residentes”, vindos “quer das grandes cidades, quer de outros locais do país”.

A necessidade de planeamento, estratégia e realização de ações sobre os PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana junto da população, “no sentido de informar as pessoas para que saibam ao que vão e quais são os pensamentos futuros da autarquia em termos de qualidade de vida”, também foram destacados.

PUB
A cerimónia oficial decorreu durante a sessão da Assembleia Municipal. Foto: mediotejo.net

Durante a cerimónia em que Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, apresentou o Programa Base e Estudo Preliminar do Estudo da Rede de Ciclovias Urbanas, o concelho foi caraterizado por Pedro Silva como um caso “exemplar”, que assumiu a cultura como potenciadora de desenvolvimento.

A “arte” tinha sido, anteriormente, indicada por Fernando Freire como um “eixo âncora” da vila no âmbito da regeneração urbana. Uma aposta que motivou o convite para que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha seja um dos intervenientes da sessão de abertura da terceira edição do Congresso Nacional da Rede de Vilas e Cidades de Excelência, que se realiza no Porto.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here