A Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil realizou no passado domingo, dia 11 de março, em Vila Nova da Barquinha uma cerimónia formal de assinatura de protocolos com outras Associações do sector da Proteção Civil.

Num comunicado enviado à Comunicação Social, a Fénix considera que “o facto de existir uma grande dispersão de Associações e movimentos Associativos no âmbito da Protecção Civil e congregando os seus Agentes, que muitas vezes não falam a uma só voz, levou a Fénix e a ANTEPH – Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar a convidarem as principais Associações do sector, para traçar as linhas gerais de criação de uma entidade de fusão, na qual se propõe que cada parte mantivesse a sua autonomia e capacidade decisória, sendo definidos objectivos comuns e unidos esforços no sentido de maximizar as capacidades de cada Associação e o possibilitar que o fim comum fosse mais eficazmente alcançado”.

A Fénix criou uma Plataforma de Associações de Agentes de Proteção Civil que, segundo o comunicado, “conta já com a adesão da ANTEPH – Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, ProAGir – Associação de Voluntários da Proteção Civil, ANSF – Associação Nacional de Sapadores Florestais, FENPOL – Federação Nacional de Sindicatos da Polícia, Nabul – Associação de Bombeiros Ultramarinos, Grupo de Socorro Animal de Portugal – SOS Animal, ASFASAE – Associação Sindical dos Funcionários da ASAE, Odysecur – Academia Portuguesa de Segurança e Emergência, Associação Zoófila Portuguesa, Associação de Guardas Nocturnos e Associação Sócio-Profissional de Seguranças Privados”.

Segundo a Fénix, a associação encontra-se em processo de negociação com outras duas dezenas de Associações que “manifestaram interesse na adesão ao projecto Plataforma de Associações de Agentes de Proteção Civil”.

O comunicado refere também que já foram assinados contratos bilaterais entre a Fénix- ANBAPC e a ProAgir, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e a Odysecur com vista à cooperação entre entidades ao nível da formação em proteção civil.

“Como forma de reconhecimento e agradecimento, a Fénix – ANBAPC atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Barquinha, na pessoa do seu presidente, e ao comandante daquele Corpo de Bombeiros, o título de sócios honorários da Fénix”, lê-se, a concluir, no comunicado.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *