Torres Novas: Centenas de pessoas contra poluição do rio Almonda (c/vídeo)

Algumas centenas de pessoas concentraram-se na tarde de sexta-feira, 16 de setembro, em Nicho de Riachos, Torres Novas, numa manifestação contra a poluição da Ribeira da Boa Água e do Rio Almonda. Mau cheiro, estradas enlameadas que provocam acidentes, despejos de detritos para a ribeira foram algumas das queixas proferidas pela população. “Queremos respirar!”, gritava uma moradora ao microfone, sobre o aplauso de todos os presentes.

PUB
Torres Novas: Centenas de pessoas contra poluição do rio Almonda (c/vídeo)
Fabrióleo e Componatura foram as empresas visadas pelos cartazes. Foto: mediotejo.net
Com um cheiro fétido no ar, centenas de pessoas reuniram-se em Nicho de Riachos gritando palavras de ordem. “Basta” e “Não à poluição” foram as mais ouvidas na manifestação, que decorreu de um movimento espontâneo da população e à qual diversas associações e partidos políticos aderiram.
Presente no local, o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, teceu duras críticas à tutela, referindo que, mais que papéis, “é preciso é atuação”. “Nunca me ouviram enunciar nomes de empresas”, salientou, referindo que a investigação dos poluidores compete às devidas entidades. Terminaria assim o seu discurso referindo que são necessárias empresas no concelho, mas que “se tiver algum negócio que mudar de sítio que mude, mas não se prejudiquem as populações”.
Torres Novas: Centenas de pessoas contra poluição do rio Almonda (c/vídeo)
Organizadores da manifestação vão enviar carta a todas as entidades, apelando por soluções. Foto: mediotejo.net
Para um dos organizadores da manifestação, um morador chamado Luís Santos, o momento ficou marcado por ser uma iniciativa do “povo”, que já está “farto” da poluição. Numa carta já redigida e aprovada, após leitura em voz alta, pela população presente, o porta-voz apelou às autoridades nacionais que “desenvolvam todas as iniciativas ao seu alcance, para que terminem os atentados ao ambiente e à qualidade de vida das pessoas”. A missiva será enviada a todos os órgãos de soberania do país.
Torres Novas: Centenas de pessoas contra poluição do rio Almonda (c/vídeo)
“Basta”, “Estão a matar-nos”, “Não à poluição” figuravam em alguns cartazes. FOTO: mediotejo.net
Durante a manifestação falaram ainda os presidentes da junta de Riachos e Meia Via, os mais afetados pelo mau cheiro e poluição, além de representantes da Quercus, ProTejo e Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo (CUSMT). Este último salientou os problemas pulmonares e cancerígenos de que sofrem as pessoas vítimas de poluição, anunciando medidas para combater este flagelo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Manifestação-Comício em Torres Novas…. mas não deixa de ser estranho que a mesma se tenha realizado logo após o senhor Secretário de Estado do Ambiente ter dito na reunião de 31 que esta situação terá de ser resolvida em conjunto com toda a Bacia do Almonda .Trata-se duma ideia óbvia e racional.. e é imperioso que apareçam ideias e sugestões o que até agora tem sido um deserto..Nos dias seguintes a esta reunião, algumas pessoas ligadas à politica torrejana marcaram esta manifestação.Por isso é forçado dizer-se que a mesma nasceu de vontade espontânea da população!Bem eu também gostaria de ver este problema ambiental em Torres Novas resolvido, mas para tal terá de haver um plano em cima da mesa. Será que a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Comissão do Ambiente já construíram esse Plano? Então se sim mostrem à população esse Plano e claro apresentem-no às Entidades Oficiais. Ou não fizeram ainda nenhum plano e estarão a pensar já nas eleições de 2017 ?.
    Venha daí esse plano meus senhores para se resolver o problema de dezenas de empresas que estão a poluir. Ou fecha-se o Concelho?.
    Alguns responsáveis não terão morado em Torres Novas nos últimos anos!
    https://sos-riotejo.blogspot.pt/

  2. Caro De Mattos Sébastien

    Em que mundo vive? Ao ler o seu blogue, deduzo uma única coisa!
    O meu amigo é contra tudo o que é a favor!
    E a favor de tudo que é contra!
    Brincar com a Autarquia,na figura da Câmara Municipal, Assembleia Municipal, etc
    É estar a chamar burros a esta gente toda!
    Vá dormir a sesta!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here