Tomar | Percurso convida a conhecer e cuidar o património através do Geocaching

DR

O centro histórico de Tomar vai ser palco de uma iniciativa de Geocaching este sábado, dia 7 de setembro, envolvendo várias ações desde a sensibilização ambiental, abordagens da arte e cultura e de homenagem a Sophia de Mello Breyner. O evento vai ainda prolongar-se integrando o Festival de Estátuas Vivas que começa na tarde deste sábado.

PUB

A primeira parte deste dia, que começa pelas 10h00 com registo dos participantes, é designada por “Tom@r Geocaching SensibilizAÇÃO: Beata no chão… NÃO!!”.  É um CITO (Cache In Trash Out) e tem como objetivo a sensibilização ambiental, levando os participantes a apoiarem na recolha de beatas pelo centro histórico da cidade, sensibilizando-os ativamente para a preservação e limpeza deste e de tantos outros espaços comuns, procurando cada vez mais levar à adoção de atitudes e comportamentos sustentáveis, por parte da população em geral e dos fumadores em particular.

A atividade durará entre as 10h30 e as 11h30, com ponto de encontro no parque infantil “Os traquinas do Nabão”. O encaminhamento dos resíduos será feito em parceria com a Associação “missão beatão” (http://missaobeatao.org/), para valorização energética das beatas. Para efeitos de registo aceder a https://coord.info/GC8CDKX

A segunda parte da iniciativa intitula-se “Tom@r Geocaching EducAÇÃO: Da Literatura à Pintura”. Aqui será feita homenagem à escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que completaria 100 anos este ano. Os participantes são convidados a declamar poemas da autoria de Sophia de Mello Breyner e haverá prémio para a melhor declamação. A partir deste momento será dada a conhecer a pintura mural e as diversas obras existentes em Tomar, cerca das 14h30.

Pelas 15h00 irá visitar-se a exposição de Geocoins e Travel Bugs, e haverá ainda o concurso “A cache mais original” (container). A partir das 15h30 parte-se à descoberta da Pintura Mural pela cidade, terminando com convívio nos Lagares D’El Rey. O ponto de encontro é no Complexo Cultural da Levada, sendo que para efeitos de registo deve aceder a https://coord.info/GC8BQG5

PUB

A terceira parte e última deste Tom@r Geocaching Day, dedica-se à “CulturizAÇÃO”, a partir das 20h30. Serão desafiados os mais audazes para prestarem uma segunda homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen e segundo a organização envolve estátuas vidas.

A autarquia informa que no âmbito do Concurso “Melhor Container” serão atribuídos prémios aos 3 melhores classificados, sendo que a votação é feita pelos participantes e cada participante tem direito a um voto.

Quanto à exposição de Geocoins e Travel Bugs, acontecerá num espaço cedido para tal, e no final será sorteado um TB por entre aqueles que contribuíram para esta exposição.

A organização deste evento é do Município de Tomar em parceria com os.smurfs, Os beagles, Condebuzio e Tomarcaching.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here