
A Bandeira Azul e a bandeira de Praia Acessível foram hasteadas esta quinta-feira, 5 de julho, na praia fluvial do Agroal. O momento contou com a presença de vários setores ligados ao ambiente e sustentabilidade, além da própria Associação Bandeira Azul, que deixou propostas de melhorias para os próximos anos.
O hastear da Bandeira Azul na praia fluvial do Agroal, freguesia de Formigais, foi antecedida de um conjunto de recomendações pela entidade promotora da distinção, nomeadamente devido à revisão dos critérios de acessibilidade. Criar uma rampa de acesso à piscina (atualmente só existem escadas) foi uma das propostas deixadas para análise, assim como o alerta para o reforço da rede de telecomunicações.

A sessão contou com a presença do vice-presidente Natálio Reis e do presidente da assembleia municipal João Moura. Sobre a dita rampa de acesso à piscina, o vice-presidente referiu que a ideia será analisada. Já a rede de telemóvel, explicou, deveria ter estado operacional já esta quinta-feira, mas o furto de uma antena condicionou o processo. Segundo referiu o vereador Rui Vital ao mediotejo.net, a operadora estava a fazer os possíveis para que o problema ficasse resolvido.
O executivo PSD-CDS tem um conjunto de projetos previstos para o Agroal, mas face à ausência do presidente da Câmara, Luís Albuquerque, do evento, Natálio Reis preferiu não adiantar nenhuma informação a respeito.
Entretanto, explicou, o passadiço que deverá unir a praia ao Parque Aventura está ainda em fase de projeto. Já quanto ao prometido estacionamento alternativo, avançou, o terreno em que foi equacionado é de um privado e ainda não reúne as condições legais necessárias para ser aberto ao público.
“É um processo contínuo”, salientou Natálio Reis, constatando que todos anos a praia fluvial tem recebido melhorias. O hastear da Bandeira Azul é afinal uma prova do esforço municipal em manter a praia com condições de qualidade. “Temos essa intenção de manter o Agroal com Bandeira Azul”, afirmou.

O hastear das bandeiras foi presenciado por algumas dezenas de pessoas dos serviços municipais, nomeadamente da divisão de ambiente e sustentabilidade, da SUMA, da Be Water, das Águas do Centro Litoral e do Centro de Saúde de Ourém. Durante os meses de julho e agosto os serviços de sensibilização ambiental vão realizar um conjunto de ações no que toca à defesa dos recursos hídricos e acondicionamento de lixo produzido na praia.



