Especial Abrantes | Tramagal

Monumento de Keil do Amaral a Eduardo Duarte Ferreira à entrada de Tramagal. Foto: Luiz Horta

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

Conta a lenda que o nome terá origem nas tramagas – pequenas moitas de arbusto espontâneo, com algumas propriedades medicinais.  Conta a história que a Rainha D. Leonor, esposa do rei D. João II, quando ia a caminho de uma festa, ao passar por esta localidade, terá exclamado “mas que grande tramagal“.

Tramagal é freguesia desde 24 de junho de 1754 e vila desde 03 de julho de 1986. Está situada na parte ocidental do concelho, a sul do Tejo. Tem como vizinhos o concelho de Constância a oeste e norte, tem Rio de Moinhos a norte, a sede do concelho a nordeste e São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo a sueste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com Rio de Moinhos e Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede e da parte norte do limite com Constância.

A longa tradição do associativismo faz com que Tramagal seja conhecida como “Vila Convívio”.

Vitor Hugo Bráz Vicente Cardoso, de 57 anos, exerce o cargo de Presidente da Juta de Freguesia há oito anos, em representação do PS.

Especial Abrantes | Tramagal  ***

Retrato da Freguesia

Localidades: Crucifixo, Chão de Lucas, Coelheira e Barrocas
Área: 24,06 Km2
População: 4.043 habitantes

Especial Abrantes | Tramagal

Ordenação heráldica do brasão: 14 de agosto de 2017

Descrição do brasão: Escudo de ouro, roda dentada de negro circundada por ramo de tramagueira de verde florido de branco e ramo de oliveira de verde frutado de negro com os pés passados em aspa e atados de vermelho; campanha ondeada de cinco tiras ondeadas de azul e prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata com a legenda em letras negras maiúsculas: “TRAMAGAL”.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here