Entroncamento lança Guia de Campo do Parque Verde do Bonito

A Câmara Municipal do Entroncamento lançou no passado sábado, dia 21, o Guia de Campo do Parque Verde do Bonito, da autoria de João Miguel Ribeiro. A publicação resulta de um estágio realizado na Câmara Municipal pelo biólogo entroncamentense e tem como objetivo dar a conhecer a biodiversidade do maior espaço verde do concelho. A cerimónia, que integra as comemorações do 70º aniversário da elevação do Entroncamento a concelho, contou com a presença de Jorge Faria, presidente da autarquia, Rafael Domingos, arquiteto paisagista do município, e Sara Amâncio, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

PUB

Entroncamento lança Guia de Campo do Parque Verde do Bonito

Rafael Domingos, João Miguel Ribeiro, Jorge Faria e Sara Amâncio

O livro disponibiliza informação sobre as mais de 300 espécies existentes no Parque Verde do Bonito, localizado na zona norte do concelho e reaberto ao público a 11 de maio de 2013, após a conclusão da primeira fase das obras de requalificação. O trabalho de campo e pesquisa teve início no mandato do anterior presidente do executivo camarário, Jaime Ramos, e resultou na obra agora editada pela Câmara Municipal.

As fotografias de cada espécie são complementadas por dados como nomes comum e científico, família, morfologia, alimentação e curiosidades, permitindo aos munícipes e aos visitantes do parque identificar fungos (os mais conhecidos são os cogumelos), líquenes (associação entre um fungo e uma alga), flora (fetos, musgos e hepáticas, herbáceas, trepadeiras, arbustos e árvores) e fauna (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).  A obra tem o prefácio de Sara Amâncio, coordenadora do primeiro ciclo de Biologia do ISA, inclui indicações de como chegar ao parque e dicas para a utilização do guia.

Entroncamento lança Guia de Campo do Parque Verde do Bonito

Um dos capítulos do livro é dedicado aos fungos, entre os quais podemos encontrar os cogumelos

PUB

O autor explicou ao MedioTejo.net que este trabalho surgiu no ano de 2012, quando regressou ao Entroncamento após a conclusão do mestrado e decidiu apresentar um projeto sobre o parque que permitisse “com rigor científico, passar informação a pessoas não especializadas”. Nessa altura realizavam-se as obras de requalificação do Bonito, parque desportivo e parque verde, e João Miguel Ribeiro foi considerado uma escolha óbvia pelo arquiteto Rafael Domingos quando se deparou com a necessidade de um biólogo que conhecesse o território.

O principal desafio de João Miguel Ribeiro foi identificar “as espécies que existem num parque urbano, que não é uma zona selvagem, é uma mistura entre a parte da cidade e a parte do campo” numa fase em que “o parque ainda não estava estabilizado”, acrescentando que não se trata de “um livro fechado” e que apesar de não ter sido “descoberto nada de extraordinariamente novo, foi novo para a cidade”.

Entroncamento lança Guia de Campo do Parque Verde do Bonito

A obra identifica mais de 300 espécies no Parque Verde do Bonito

Jorge Faria considera tratar-se de uma obra que servirá de base a “futuras intervenções no Bonito, como a existência de um roteiro que constitua um instrumento que facilite a aprendizagem dos estudantes, nomeadamente do ensino secundário”. O presidente da autarquia informou que o livro estará disponível nas bibliotecas da região, incluindo as escolares, e que pode ser adquirido nos serviços municipais e no posto de turismo.

O lançamento deste guia de campo integra as atividades comemorativas do 70º aniversário da elevação do Entroncamento a concelho, que tiveram início no passado dia 20. Na próxima terça-feira, dia 24, feriado municipal, as celebrações incluem a cerimónia oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a inauguração da exposição documental sobre o concelho entre os anos de 1945 e 1955, uma tarde infantil no Centro Cultural, a Caminhada do Apetite, uma aula de Zumba e o Festival de Sopas e Animação. No dia seguinte realizam-se as Jornadas de Prevenção da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e no sábado, dia 28, o teatro de revista sobe ao palco da Sala de Cultura do Pavilhão Desportivo Municipal com a peça “P’ro Diabo Kus Carregue”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here