Dia de Tomar [1160-2017] | São Pedro: a magia da Barragem do Castelo do Bode

Albufeira de Castelo do Bode. Foto: DR

No âmbito do Dia do Município de Tomar, que assinala no dia 1 de março os seus 857 anos de fundação, o mediotejo.net apresenta-lhe uma leitura alargada das 11 freguesias que compõem o território concelhio, com reportagens, história, entrevistas e um passeio guiado pela cidade templária à beira Nabão plantada. Fique com um retrato da freguesia de São Pedro e da magia da Barragem de Castelo do Bode.

A freguesia de S. Pedro de Tomar situa-se no sul do concelho sendo delimitada a sul pelo rio Zêzere e a poente pelo rio Nabão. Emancipou-se da freguesia da Serra em 1474 e até 1961 chamava-se S. Pedro da Beberriqueira. Nesta freguesia foi inaugurada em 1951 a barragem de Castelo do Bode, uma das principais do país e que criou uma albufeira com a extensão de 60 quilómetros.

Igreja Matriz de São Pedro é um dos ex-libris da freguesia
Obras de construção da Barragem de Castelo de Bode

Tem a palavra… Maria de Lurdes Ferromau Fernandes, 51 anos, Presidente da Junta no presente mandato (secretária da Junta nos 3 mandatos anteriores); eleita pelo PSD.

– O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O que a Freguesia de São Pedro de Tomar tem de melhor são as Pessoas, as Instituições e empresas e a sua capacidade de união. Com cidadãos ativos, interventivos, participativos, que promovem e participam nas acções em prol do desenvolvimento e do bem estar, nos grandes e nos pequenos projetos, com sorrisos, apertos de mão ou reparos, é gratificante trabalhar. Dar o nosso melhor apesar das dificuldades. Por outro lado a freguesia é caracterizada pela sua enorme dispersão geográfica que acarreta dificuldades de vária ordem. A falta de saneamento e algumas vias demasiado degradadas são indicadores negativos para a Freguesia.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Tomar?
Tem havido uma boa relação em termos institucionais. Contudo há dossiers que a Junta começou a tratar, com o Município, logo no inicio do mandato e sobre os quais não se vislumbra um desfecho positivo: alargamento do cemitério; iluminação pública; fornecimento de água, Praia Fluvial; Resolução de problemas de espaço no Centro Escolar; Pontos negros em vias camarárias que atravessam a Freguesia.

Que dificuldades sente na gestão da Freguesia?
As dificuldades sentidas relacionam-se com a escassez de meios: de meios Humanos (apesar dos que temos serem excepcionais), pois para um território tão vasto só existirem 2 trabalhadores (um operacional e um administrativo), acrescendo mais 2 temporários; d
e meios de suporte – equipamentos. Os equipamentos que temos estão obsoletos. Não possuímos capacidade financeira para adquirir novos. De meios financeiros – um orçamento magro, insuficiente para dar sequência às exigências reais. As transferências do Fundo de Financiamento de Freguesias dá para as despesas correntes e ainda aí vamos buscar alguma verba para investimentos. Os acordos de execução realizados pela Câmara são insuficientes e apenas 1 contrato interadministrativo, em São Pedro nos 4 anos de mandato. Mais apoios para vias que servem a Freguesia não foram atribuídos.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de Junta?
O relacionamento com as pessoas e a capacidade de contribuir para uma Freguesia melhor, quer seja através de obras quer através de eventos. A promoção da Freguesia no contexto local e Regional. Esforçamo-nos todos os dias, com as pessoas, os parceiros, as entidades, as empresas, para que a Freguesia de São Pedro de Tomar seja reconhecida pelo seu valor, pelas suas potencialidades naturais, de património, de características facilitadoras de investimento, de solidariedade social, de cultura e de empreendedorismo.

Não gostaria de terminar o mandato sem…
 … assegurar o alargamento do cemitério de São Pedro de Tomar.

ORAGO:
São Pedro

ÁREA:
35,8 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 11/08/1998

ARMAS – Escudo de prata, uma chave de purpura posta em faixa, entre uma cruz da Ordem do templo, de vermelho, e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde; campanha ondeada de azul e prata.
Coroa mural de prata de três torres.
Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : SÃO PEDRO DE TOMAR

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here