Abrantes | Visita ao património da CUF em Alferrarede

O Projeto “We Love Médio Tejo” vai promover uma visita aos antigos espaços que a CUF – Companhia União Fabril deteve em Alferrarede, no dia 28 de julho, um sábado. O percurso começa às 10h00, com saída do centro de Abrantes, e termina às 12h30 com um almoço num restaurante tradicional.

PUB

Passando por diversas fases de desenvolvimento local, entre o inicio e o final do século XX, o império da CUF marcou a História de Alferrarede e da região. Apesar do desaparecimento das produções industriais, os espaços mantêm muito visíveis os traços deste gigante industrial, assim como os vestígios persistem nas memórias das gentes: os espaços das fábricas, os bairros para os trabalhadores, o edifício da escola, da cantina, da dispensa, das piscinas.

A origem do Grupo CUF remonta a 1865, data em que lhe foi concedido o alvará de licenciamento para a produção de sabões, produção de estearina (velas de estearina) e óleos vegetais.

A CUF realiza elevados investimentos na indústria dos adubos. Na década de trinta, a CUF tem fábricas em Lisboa, Barreiro, Alferrarede, Soure, Canas de Senhorim e Mirandela e emprega, então, 16 mil pessoas.

A participação nesta atividade terá um valor de 40 euros por pessoa que inclui seguro de acidentes pessoais, transporte de Abrantes até aos locais da visita, almoço em restaurante tradicional, e acompanhamento por guia local, que será Sónia Pedro.

PUB

As marcações deverão ser feitas por email: geral@welovemt.pt ou telemóvel 918 858 576.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here