Abrantes | Tornado arranca e parte centenas de árvores à sua passagem em Bemposta (c/fotos e video)

Tornado arranca e parte centenas de árvores à sua passagem em Bemposta (Abrantes). Foto: MJ

Um tornado formou-se na freguesia de Bemposta (Abrantes) e as imagens agora divulgadas dão conta de centenas de árvores arrancadas do chão ou partidas pelo meio, tal a força do vento. São imagens de devastação captadas pelo presidente da Junta de Freguesia local, Manuel João Alves, poucos dias depois da passagem de um tornado que devastou uma área de cerca de 3,5 km entre Água Travessa e Chaminé.

“Nunca na minha vida tinha visto uma coisa assim. Árvores com centenas de anos destruídas como se fossem papel. As que não eram arrancadas pelas raízes ficavam partidas pelo meio”, contou o autarca ao nosso jornal, dando conta que o ocorrido não provocou feridos por ser numa zona sem habitações por perto.

“Há árvores destruídas ao longo de 3,5 km, o tornado devia ter uns 70 metros de largura, e contam-se às centenas, ou mesmo um milhar de árvores destruídas, entre oliveiras, eucaliptos e sobreiros, alguns centenários. Sorte foi não ter apanhado ninguém pelo caminho”, contou Manuel João Alves, que nos fez chegar hoje as imagens da ocorrência.

PUB

Segundo o presidente de junta de Bemposta, a ocorrência terá decorrido na quarta-feira, dia de muita chuva e vento, mas só alguns dias depois se descobriu os efeitos do vendaval.

“Não era um vendaval normal e quando fui ao terreno deparei-me com este cenário. Contactei as autoridades e a proteção civil e o meteorologista Helder Silvano diz que este deve ter sido um tornado de categoria F1. Incrível. Partiu e arrancou tudo pela raiz à sua passagem”, contou.

PUB
PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here