Abrantes | Soldados do RAME juraram Bandeira na “Praça da Liberdade” (c/ fotogaleria)

Juramento de Bandeira do 2CFGCPE19_RAME. Foto: mediotejo.net

Os soldados recrutas incorporados no Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e que concluíram o 2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019 (2ºCFGCPE19) fizeram o seu Juramento de Bandeira na “Praça da Liberdade”. A cerimónia realizou-se esta sexta-feira, dia 5, no anfiteatro ao ar livre da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e foi presidida pelo Segundo Comandante do Comando das Forças Terrestres, Major-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa.

PUB

A recebê-lo na entrada do estabelecimento de ensino, a meio da manhã, estiveram o Comandante do RAME, Coronel de Infantaria Mário Alvares, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos e o diretor do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, Alcino Hermínio. Pouco depois, os quatro juntaram-se aos convidados que os aguardavam na Tribuna de Honra, entre os quais se encontravam representantes de diversas entidades civis, militares e religiosas.

As forças em parada, sob o comando do Segundo Comandante do RAME, Tenente-Coronel de Infantaria António Ferreira, tinham no centro os dois pelotões da Companhia de Formação do 2ºCFGCPE19. Os formandos estavam ladeados, à direita, por dois pelotões da Companhia de Formação do 1ºCFGCPE19 e, à esquerda, por dois pelotões da Companhia de Comando e Serviços do RAME.

O Juramento de Bandeira realizou-se na Praça da Liberdade da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Foto: mediotejo.net

Na retaguarda estava a Banda do Exército, que manteve a tradição de marcar o final da cerimónia com uma atuação. No entanto, muitos foram os momentos que antecederam as despedidas, como a prestação das Honras Militares ao Major-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa e a integração do Estandarte Nacional na formatura depois dos presentes, civis e militares, terem cantado o Hino Nacional.

Na entrega de condecorações, a Medalha de Comportamento Exemplar grau cobre foi atribuída à Primeiro Cabo na Reserva de Disponibilidade Mariana Henriques. O ex-combatente João Sequeira recebeu a Medalha Comemorativa das Campanhas (Moçambique 1974-75) e a Primeiro Sargento de Transmissões Márcia Ribeiro da Silva a Medalha Comemorativa de Missões de Serviços Especiais, (Lituânia 2017).

PUB

Abrantes | Juramento de Bandeira do RAME na Esc. Sec. Dr. Manuel Fernandes

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 5 de abril de 2019

O mediotejo.net acompanhou em direto o momento em que se cantou o Hino Nacional

Seguiu-se a alocução do Comandante da Companhia de Formação 2ºCFGCPE19 em que a adversidade e a felicidade como apontadas como partes integrantes da vida, ultrapassando-se a primeira para conquistar a segunda. Entre outros pontos, o Capitão de Infantaria Nuno Ribeiro sublinhou também a importância do trabalho e dedicação dos formandos.

Entre estes, sobressaiu o soldado recruta Pedro Barros com a classificação final de 17,6 valores, tendo recebido o prémio das mãos dos seus familiares e recebido palavras de incentivo do Major-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa. Pouco depois, o Sargento-Chefe do Serviço Geral do Exército José Claro fez a leitura dos Deveres Militares.

Um dos momentos da imposição de boinas. Foto: mediotejo.net

Chegou a altura de se dizer “Juro” perante o Estandarte Nacional e o compromisso foi assumido em uníssono pelo grupo de 35 homens e cinco mulheres que recebeu as boinas castanhas na “Praça da Liberdade”. Os primeiros foram os soldados Pedro Barros, Hélio Pires e Oceano Wahnon, que se destacaram ao nível do Mérito Pessoal (15,33 valores), Mérito Escolar (19,39 valores) e Desembaraço Físico (17,43 valores), respetivamente.

A cerimónia na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes terminou após o desfile das forças em parada e a atuação da Banda do Exército. O programa oficial continuou no Quartel de São Lourenço, sede do RAME, com um almoço convívio.

PUB
PUB

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here