Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Voz aos Autarcas: Vasco Estrela – Mação

Oferecer o que temos, somos e fazemos como produto turístico

- Publicidade -

Cultura e Turismo são duas linhas que se cruzam no desenvolvimento económico. Tendo por base a satisfação de necessidades de turistas, a Cultura de uma comunidade e a interação com a mesma surgem no topo das referências para qualquer visitante.

Não sendo a Cultura de um povo o resultado de geração espontânea, mas sim o resultado de décadas ou séculos de hábitos e costumes, é a preservação dos mesmos que a valoriza e que a torna, a nível económico, um fator de desenvolvimento e uma mais-valia social.

- Publicidade -

É na base social e económica que o Concelho e as políticas culturais do Município têm vindo a potenciar todos os seus recursos, sendo um dos exemplos mais conhecidos a edição do livro “Carta Gastronómica – À Mesa em Mação”, um importante documento que relata testemunhos de vivências e costumes. O trabalho de preservação e promoção daquilo que cada Município tem de genuíno e único é fulcral, mas inserido numa política intermunicipal e regional poderá alcançar uma dimensão maior.

Além de cada Município, o desenvolvimento regional em rede permite que cada região se “especialize numa oferta”, resultando esta ação numa oferta regional de produtos complementares. Será essa exclusividade de oferta que marcará igualmente a cultura de cada região e permitirá que o seu próprio desenvolvimento seja mais forte e sólido.

Quando se fala de Turismo é inevitável falar-se de Cultura. Caminham de mãos dadas, lado a lado, numa relação umbilical que, bem explorada, bem estruturada e, acima de tudo, apoiada numa organização com visão e integrada num sistema em rede, tem os ingredientes adequados para colher frutos.

A pensar no futuro, nesta organização com visão, a Autarquia preparou o Plano de Desenvolvimento Mação 2025. Este Plano procura perceber a realidade, fazer reajustamentos no presente e preparar um futuro desejável respeitando, sempre, o passado do Concelho de Mação.

Trata-se de uma estratégia de desenvolvimento de base territorial elaborada com a colaboração de muitos agentes do Concelho que ajudaram a identificar problemáticas, apresentar propostas e soluções para a projeção de grandes desafios para a próxima década.

Porque este mês falamos em cultura, turismo e desenvolvimento não posso deixar de o convidar para vir a Mação entre 27 de fevereiro e 3 de abril ao Festival da Lampreia. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mação, em parceria com os 8 restaurantes aderentes, que traz todos os anos ao Concelho apreciadores vindos de todo o país.

A excelência do famoso e tradicional Arroz de Lampreia de Mação é sobejamente conhecida e reconhecida pela forma única e especial como é confecionado: em Mação o arroz é feito com o sangue da lampreia e servido separado da mesma, oferecendo uma variedade única de sabores que vai com toda a certeza querer provar.

Mação apetece! Mação convida!

Saiba tudo em www.cm-macao.pt ou no Facebook do Município de Mação.

Presidente da Câmara Municipal de Mação

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome