Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Voz aos Autarcas | “Ourém – História e fé no futuro”, por Luís Albuquerque

Foi na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Ourém que gentilmente me convidaram a participar neste espaço, dedicado às autarquias da nossa Comunidade Intermunicipal.

- Publicidade -

Faço-o com prazer e com o sentido da muita responsabilidade que me cabe, enquanto primeiro responsável deste Município, convicto de que as propostas que apresentei e que o eleitorado sufragou, se assumem como as que melhor poderão responder às expetativas das gentes do meu Município e, inerentemente, à nossa região.

O Município de Ourém ao situar-se na área do Vale do Tejo, a cerca de 40Km da costa atlântica, abrangendo uma área de aproximadamente 416 Km2 e tendo como concelhos limítrofes, Pombal, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Alcanena, Batalha e Leiria, assume, claramente, uma posição privilegiada em termos de acessibilidades, a par do seu potencial intrínseco, consubstanciado, nomeadamente, na perspetiva turística, que se assume, claramente, como uma referência nacional.

- Publicidade -

O Município de Ourém representa, de forma indelével, o quanto a nossa história significa e representa, a quem nos visita. E aqui, o expoente maior reflete-se na Vila Medieval de Ourém e no seu Castelo, motivos que geram o interesse de quem nos procura em busca da nossa identidade, enquanto nação e do que estes elementos históricos representam.

Ourém é pois um convite permanente à descoberta do passado, revelando o poder local através de ações concretas, as respostas adequadas às suas preocupações e sempre com os olhos postos no futuro, aos aspetos ligados à preservação do património histórico e monumental.

É na perspetiva da conservação e requalificação deste património, que o Município a que presido está a desenvolver um conjunto de intervenções nesta área, que se cifram num investimento de cerca de 3 milhões de euros, a iniciar ainda em 2018.

Mas Ourém não é apenas história com um passado brilhante. Ourém é um Município com fé no futuro, que se pretende moderno e ativo e temos boas razões para acreditar que atingiremos esse desiderato.

Vislumbro nos novos tempos uma perspetiva de desenvolvimento local e regional, quiçá suscetível de ser extrapolada para uma escala mais ampla, o que não acontece por acaso e nesse contexto apraz-me falar de Fátima, uma realidade incontornável no contexto turístico e económico de dimensão, diria, nacional.

Fátima que é também uma referência de Portugal no mundo, com uma fantástica oferta turística, embebida numa mensagem de paz e tranquilidade, que nos envolve e estimula em preservar. Para tal será determinante que as boas vontades continuem a convergir no sentido do incremento da qualidade da oferta, certos de que as oportunidades que se nos colocam beneficiarão, não apenas o Município de Ourém, como toda a região.

Foram 9 os milhões de turistas que nos visitaram em 2017 e serão muitos os que continuarão a fazer de Fátima o seu destino, na esfera do turismo religioso.

Intrinsecamente ligado ao fenómeno demográfico que Fátima representa, em termos regionais, não poderei deixar de expressar o meu reconhecimento ao tecido empresarial, que tem dedicado muito do seu esforço à criação de uma dinâmica económica de excelência, muito em função do que de bom temos para oferecer.

E é para esses empresários e empreendedores, que o Município de Ourém quer manter as portas abertas e criar melhores fatores para a fixação de empresas no seu espaço territorial. Temos criadas zonas industriais com boas acessibilidades, trabalhamos todos os dias para as melhorar e vemos em cada empresário um parceiro na nossa aposta no desenvolvimento sustentado e na criação de melhores condições económicas e sociais.

Em Ourém, entendemos que o nível de prosperidade da nossa terra depende de uma séria e transparente cooperação entre os protagonistas do mundo empresarial e os responsáveis pelas políticas públicas e queremos proporcionar aos investidores as melhores condições para as suas ações, certos de que estaremos a contribuir para o bem de todos, na linha das promessas que fizemos e que queremos cumprir.

Presidente da Câmara Municipal de Ourém

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome