Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Voz aos Autarcas: Júlia Amorim – Constância

Constância… Mais perto dos munícipes

- Publicidade -

Os autarcas, por estarem mais perto dos seus concidadãos, são, por excelência, quem melhor conhece os problemas das suas gentes, sendo os seus interlocutores legítimos na implementação das suas aspirações e na resolução dos seus problemas.

Hoje, terminei o dia feliz e vou mais uma vez adormecer com a consciência do dever cumprido.

- Publicidade -

Vem isto a propósito das reuniões promovidas pela câmara municipal em todas as freguesias do concelho subordinadas ao tema: “Prestar Contas… Ouvir os munícipes!”.

Se é bom ouvir os munícipes que se cruzam connosco na rua ou que nos contactam no gabinete ou através de mail ou telefone para apresentarem sugestões e sinalizarem problemas, mais relevante e significativo é uma reunião com a presença de munícipes, eleitos e técnicos da autarquia, e em conjunto, analisarem soluções para a resolução de problemas existentes na sua comunidade local.

Perguntar-me-ão se o número de participantes foi relevante. Dir-vos-ei 1% da população. Perguntar-me-ão: 1%?!  Porquê  a satisfação? Porque este ano estiveram mais que no ano anterior e ainda porque estes desmultiplicarão a informação que obtiveram.

Termino relembrando que este ano se assinalam os 40 anos das primeiras eleições autárquicas, sendo consensual reconhecer que o Poder Local Democrático, conquistado com a Revolução de Abril, transformou para melhor cada concelho e freguesia de Portugal.

No entanto, reconheço que existe um longo caminho a percorrer com vista à realização de uma Gestão Autárquica Participada. Um caminho de aprendizagem e de mudança de mentalidades com vista ao exercício da cidadania activa, que não se esgota no acto de votar de quatro em quatro anos.

Mas, para que isso aconteça, é inegável que o autarca terá de a promover e o munícipe terá de participar.

Acredito que juntos conseguiremos.

Participe no Local Próprio – Nada se resolve com desabafos de café!

Presidente da Câmara Municipal de Constância

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome