Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Comemorações do 182º aniversário do concelho de 3 a 11 de novembro

Teatro, música, visita guiada e Seminário Turismo Militar são as principais atividades programadas pelo Município de Vila Nova da Barquinha para comemorar os 182 anos da criação do Concelho, programa que se estende entre os dias 3 e 11 de novembro e que inclui diversas atividades culturais e desportivas com entrada livre.

- Publicidade -

Foi a 6 de novembro de 1836, que a rainha D. Maria II assinou o decreto fundador do Concelho de Vila Nova da Barquinha, que seria composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos.

O ponto alto das comemorações é antecipado para o dia 3, sábado, começando o programa às 10h00 com atuação da Banda de Música dos Bombeiros da Barquinha. Meia hora depois decorre a cerimónia de entrega de Títulos Honoríficos a entidades, personalidades e funcionários do Município. A manhã termina com apontamentos de poesia e música.

- Publicidade -

À tarde, a partir das 15h00, realiza-se o Seminário Turismo Militar no auditório do Centro Cultural que abre com intervenções de Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e Álvaro Covões, Presidente da Associação de Turismo Militar Português. Segue-se a apresentação dos novos Associados da Associação de Turismo Militar Português e do Curso de Turismo Militar.

No domingo, dia 4, no parque ribeirinho da vila começa às 9h00 um Passeio de Cicloturismo, enquanto no Convento de Cristo, em Tomar, o Concelho mostra algumas das suas potencialidades entre as 10h30 e as 14h00.

O programa das comemorações dos 182 anos do Concelho não se fica por aqui. No dia 6, a partir das 9h30 horas António Roldão realiza mais um percurso pela história da Vila que começa no Cais do Vapor (Rua da Barca).

No dia 11, o Centro Cultural recebe às 18h00 a peça de teatro «História das estórias de uma guerra», iniciativa da Formação Ocupacional de Seniores (FOS), Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo e Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

Apesar de o concelho de Vila Nova da Barquinha ter sido criado a 6 de novembro de 1836, só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839), é que a localidade foi elevada à categoria de Vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado, em 13 de janeiro de 1898.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome