O município de Vila Novas da Barquinha informou hoje que, devido aos elevados caudais que se registam no rio Tejo, e por questões de segurança, estão suspensas por tempo indeterminado as visitas ao Castelo de Almourol.
Em março de 2020, mas devido à pandemia do novo coronavírus, o município também havia determinado o encerramento de vários equipamentos culturais e desportivos, “num âmbito estritamente preventivo” e “num esforço conjunto de contenção da propagação do Covid-19”.
O Castelo de Almourol e o Centro de Interpretação Templário viriam a reabrir ao público no dia 18 de maio, depois de dois meses encerrados devido às restrições do estado de emergência, sendo o acesso, quer ao castelo quer ao CITA, feito com uma série de restrições.
O castelo voltou a estar novamente aberto a visitas todos os dias, mas as embarcações de transporte reduziram a capacidade de passageiros para metade, passam de 20 para 10 e têm de viajar sentados costas com costas.
No CITA o número limite de visitantes é de cinco e a duração máxima da visita é de 15 minutos. É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada do barco e do CITA bem como o uso de máscara.
Na torre de menagem não podem permanecer mais de cinco pessoas em simultâneo e recomenda-se a manutenção da distância social de 1,5 metros a 2 metros desde o embarque ao final da visita.