Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Valorização da Igreja Matriz de Atalaia já tem projeto para 300 mil euros

Vai custar cerca de 300 mil euros a obra de valorização da Igreja Matriz de Atalaia, de acordo com o projeto aprovado na reunião da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha realizada no dia 12 de junho.

- Publicidade -

A intervenção inclui a requalificação de todo espaço envolvente à igreja, a reparação de um pilar da estrutura que está em risco de colapsar, a renovação de toda a instalação elétrica interior e a impermeabilização e limpeza do telhado.

A igreja é pertença do Ministério das Finanças mas a administração é praticada pela Igreja Católica, neste caso através da Fábrica da Igreja de Nª Srª da Assunção da Atalaia, pessoa coletiva de direito canónico. Para que a Câmara possa intervir no monumento foi assinado, a 27 de maio, um protocolo com a Fábrica da Igreja.

- Publicidade -

Considerado um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal, a Igreja Matriz da Atalaia foi mandada edificar em 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede, sendo arquiteto João de Castilho.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome