- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha vai criar Centro dedicado para que ninguém fique excluído na transição digital

O município de Vila Nova da Barquinha vai criar um Centro EUSOUDIGITAL, na Biblioteca Municipal, em parceria com a Formação Ocupacional de Séniores (FOS) e o CLDS 4G – 2 Gerações em Terra de Sorrisos. O objetivo é “garantir que ninguém fica excluído do processo de transição digital” e oferecer a oportunidade para “uma melhor adaptação ao mercado digital, possibilitando que as pessoas fiquem aptas, com hábitos e atitudes condizentes com o que é exigido na era digital”.

- Publicidade -

O Programa EUSOUDIGITAL tem como objetivo promover a capacitação digital de 1 milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, pelo que se pretende alargar o projeto à comunidade com a abertura de 1.500 Centros EUSOUDIGITAL a nível nacional. 

Conforme foi dado a conhecer na última reunião do executivo camarário de Vila Nova da Barquinha, um desses Centros vai ser criado em Vila Nova da Barquinha, através da celebração de um Protocolo de Parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a A2D Consulting – entidade com competências de implementação do Programa EUSOUDIGITAL, a quem foi atribuída a missão de dar cumprimento aos objetivos do mesmo, nos termos do Plano de Ação para a concretização do Programa.

- Publicidade -

O município barquinhense compromete-se, com este protocolo, em disponibilizar, a título gratuito, espaços adequados para a implementação das sessões, angariar voluntários e alunos, promover e divulgar o programa na sua comunidade.

Já a A2D Consulting será responsável por disponibilizar, gratuitamente, uma plataforma digital de apoio à gestão de inscrição de Mentores e Alunos e à realização das sessões de capacitação, em fornecer, gratuitamente, os manuais e documentação de suporte à formação a ministrar, no âmbito do Programa, em disponibilizar, sempre que identificada a necessidade, tablets para apoio à formação a ministrar, conceder apoio na formação de Mentores através da realização de sessões presenciais e/ou online, ajudando ainda na divulgação pelos meios e canais que entenda mais adequados.

- Publicidade -

Conforme se lê na proposta de deliberação a que o mediotejo.net teve acesso, “o trabalho em parceria é fundamental e um instrumento que permite criar sinergias de realização de metas e objetivos comuns, que serão potencialmente maiores do que as que podem ser alcançadas por parceiros que atuam isoladamente”.

Com este programa cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia, pretende-se assim capacitar adultos acima dos 45 anos que nunca utilizaram a internet, para que estes possam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, e combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação. A minuta foi aprovada por unanimidade.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome