Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha: UDA realizou jantar-convívio de Natal

A UDA – União Desportiva Atalaiense realizou o jantar-convívio de Natal do passado sábado, dia 19, e juntou quase duas centenas de pessoas no refeitório da Escola D. Maria II. A iniciativa foi organizada pela direção do clube para todos os atletas e respetivas famílias, aos quais se juntaram o Presidente da Junta de Freguesia de Atalaia, Manuel Honório, e o vereador da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Ricardo Honório. No final do jantar, foram distinguidos seis atletas por Mérito Escolar e Mérito Desportivo.

- Publicidade -

- Publicidade -

A Direção da UDA – União Desportiva Atalaiense convidou todos os atletas e respetivas famílias para o jantar-convívio de Natal no refeitório da Escola D. Maria II e cerca de duas centenas de pessoas aceitaram o convite. Atletas e respetivas famílias estiveram presentes em número significativo e o espaço não teria sido suficiente para todos os cerca de 150 atletas federados, distribuídos por oito equipas em todos os escalões, vindos dos concelhos de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Riachos e Golegã.

Falámos com Nuno Baptista, vice-presidente da Direção da UDA, durante a iniciativa, que lamentou não incluir os “cerca de 300 sócios” por falta de espaço. A associação celebrou meio século de existência no ano passado e é neste momento “uma família bastante grande”, que continua a crescer. Segundo o vice-presidente, nos treinos diários “pisam o sintético da Atalaia para cima de 60 atletas”, desde as 18h30 às 22h00, e a equipa de Futebol 7 treina uma vez por semana no Pavilhão Desportivo Municipal.

- Publicidade -

DSCF8740

O jantar-convívio decorreu na Escola D. Maria II

Cerca de 30 anos separam a idade do atleta mais novo, com 10, da do atleta mais velho, com 41, e os elementos femininos são raros, mas Nuno Baptista destaca duas atletas que começaram na UDA e neste momento jogam no Clube Atlético Ouriense, uma delas também na Seleção Nacional. O vice-presidente considera que a relação desenvolvida com a Escola Municipal de Futebol pode inverter a situação e “aparecer uma equipa mista” no próximo ano.

O clube realiza sete jogos oficiais da Associação de Futebol de Santarém por semana e a época está a correr bem. Os resultados “importam sempre”, mas salienta que “passam para segundo plano desde que tenhamos os nossos atletas satisfeitos e a crescerem como Homens”, destacando o bom ambiente entre atletas, pais, diretores, sócios e todas as pessoas “que nos acompanham”.

DSCF8686

Muitos atletas levaram os seus equipamentos e sacos de desporto

O vice-presidente deseja que neste Natal surjam no sapatinho “pessoas que queiram ajudar o clube”. Apesar do apoio da “câmara e da junta”, os custos semanais de 150 euros em pão justificam este desejo natalício, assim como a única carrinha de nove lugares que, quando possível, é apoiada pela carrinha do município. Numa fase em “o clube vai para eleições”, Nuno Baptista também deseja que existam interessados em continuar o trabalho realizado pelo presidente da Direção, Nuno Lopes, ao longo dos últimos 10 anos.

As novas infraestruturas “prometidas pela Junta de Freguesia da Atalaia” foram um dos temas abordados na última Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, no passado dia 18. A necessidade de instalações adequadas já tinha sido sentida quando a associação se encontrava no Centro Comunitário, tendo passado para o Parque Desportivo Municipal de Atalaia, localizado na Encosta da Capela. Para o próximo ano está previsto o alargamento do espaço existente e o vice-presidente espera que o mesmo “possa acolher todos os sócios, atletas e pais”.

DSCF8691

Representantes do município e elementos da Direção da UDA

O vereador Ricardo Honório e o Presidente da Junta da Freguesia de Atalaia, Manuel Honório, estiveram presentes neste jantar-convívio. Em declarações ao mediotejo.net, Ricardo Honório salientou a importância da UDA devido ao número elevado de atletas, “é a maior associação desportiva do concelho”, e à continuidade assegurada aos atletas que frequentam a Escola Municipal de Futebol. Questionado sobre as novas instalações, o vereador referiu que são “importantes” para o desenvolvimento da UDA “enquanto associação”, estando o projeto a ser desenvolvido e deverá ficar concluído em meados de 2016.

No final foram premiados os atletas que se afirmaram como “um exemplo para os outros” a nível escolar e desportivo, com base na votação dos diretores e treinadores. Os prémios de Mérito Escolar referentes ao ano passado foram entregues a Duarte Condeço (Infantis), João Nabais (Iniciados) e Miguel Silva (Juvenis). Com Mérito Desportivo distinguiram-se João Eduardo (Infantis), Eric Luís (Iniciados) e Francisco Estevão (Juvenis).

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome