- Publicidade -
Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha | UCC Almourol abre nova casa para “prestar melhores cuidados” à comunidade (c/vídeo)

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Almourol tem uma nova casa, em Vila Nova da Barquinha, para os diversos técnicos que prestam diariamente cuidados de proximidade e ao domicílio na região. Perante o envelhecimento da população e a necessidade constante de novas respostas, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destacou esta segunda-feira, numa visita ao local, a relevância das UCC “para que sejam prestados melhores cuidados” de proximidade à comunidade.

- Publicidade -

“Na última década, o índice de longevidade em Portugal passou de 41,8% para 48,7%. O índice de envelhecimento subiu de 101% para 165%. (…) Por isso, o envelhecimento da população portuguesa é uma realidade que exige permanentemente novos serviços e novas respostas, mas também ações no âmbito da comunidade, numa lógica de prevenção. Uma realidade que exige cuidados de proximidade. E são, por isso, da maior relevância as Unidades de Cuidados na Comunidade, que intervêm desde o nascimento e até à terceira idade”, defendeu o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esta segunda-feira, 6 de dezembro, em Vila Nova da Barquinha.

É no concelho barquinhense que se encontra a funcionar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Almourol, nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, onde funcionava também o registo civil e predial – na Rua 25 de Abril.

- Publicidade -

A prestar serviços também nos concelhos vizinhos de Constância e Entroncamento, abrangendo um total de 30 mil utentes, esta unidade foi descentralizada através de um protocolo celebrado no início deste ano entre o Município da Barquinha e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) – no qual a autarquia se comprometeu a disponibilizar o espaço “a título gratuito e por tempo indeterminado” à segunda entidade.

Num périplo pela região, a UCC Almourol foi um dos espaços visitados por António Lacerda Sales – numa breve cerimónia que contou com o momento simbólico do descerrar da placa de inauguração do novo espaço desta unidade de cuidados – cuja presença mereceu vastos elogios por parte do autarca barquinhense.

O presidente da ARSLVT, Luís Pisco, bem como a diretora executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria, e o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, marcaram também presença no momento. Imagem: mediotejo.net
- Publicidade -

“A sua visita, senhor secretário de Estado, (…) é o reconhecimento do denodo e da entrega que a USF e a UCC Almourol fazem neste território e, por esta razão, é um enorme incentivo”, admitiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, que no seu discurso alusivo ao momento, lembrou “o empenho de todos quantos trabalham na área da saúde”, sobretudo, em tempos de pandemia.

As obras de readaptação do espaço para instalação da UCC Almourol foram levadas a cabo pela autarquia, numa articulação com o ACES Médio Tejo que a sua diretora executiva, Diana Leiria, não quis deixar passar em branco.

“Esta é a grande vantagem desta obra: conseguir reunir a equipa que estava espalhada pelos vários centros de saúde num único espaço com todas as vantagens que isto traz, quer na discussão de casos quer na melhoria da articulação e de coesão do próprio grupo”, disse.

A responsável do ACES Médio Tejo deixou ainda uma palavra de agradecimento à equipa da UCC Almourol que tem estado “sempre na linha da frente”, desde a realização dos primeiros testes à primeira vacina administrada no país, nas estruturas residenciais para idosos, em Mação.

Visita às instalações da UCC Almourol. Imagem: mediotejo.net

Numa cerimónia que contou ainda com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, bem como do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Casimiro Ramos, secretário de Estado António Lacerda Sales aproveitou ainda para sublinhar que as Unidades de Cuidados na Comunidade são “um modelo de prestação de cuidados que importa continuar a desenvolver pelos cuidados de proximidade que executam junto da população”.

“Em 2020, registaram-se em Portugal 266 UCC que asseguravam uma cobertura de 96,6% de residentes no continente – o que se traduz num aumento 0,7 pontos percentuais em relação a 2019. (…) Aqui, a UCC serve uma população de cerca de 30 mil utentes, no conjunto dos três concelhos com um elevado índice de envelhecimento e dependência”, relevou.

Com um espaço renovado que “irá fortificar a coesão [das equipas]” e permitir “criar melhores condições de trabalho e consequentemente dar condições para que sejam prestados melhores cuidados”, António Lacerda Sales destacou ainda o “papel crucial” das UCC no combate à pandemia de Covid-19.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou esta segunda-feira, 6 de dezembro, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Almourol, em Vila Nova da Barquinha. (E-D: António Lacerda Sales, Fernando Freire – presidente CM VN Barquinha – e Diana Leiria – diretora executiva ACES Médio Tejo). Imagem: mediotejo.net

Com foco nos cuidados de saúde e apoio social e psicológico a nível comunitário e domiciliário – com especial incidência para grupos de maior vulnerabilidade, de risco e dependência – a UCC Almourol presta serviços ao nível da enfermagem, medicina, psicologia, nutrição, terapia da fala, atuando ainda ao nível da educação para a saúde e integração de redes de apoio à família.

Com uma equipa de cuidados continuados integrados (com a disponibilização de 30 camas), a UCC Almourol atua ainda nas áreas de preparação para a parentalidade, recuperação pós-parto, saúde mental bem como na gestão terapêutica de doentes crónicos.

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome