Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Maio 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Suinicultura definitivamente encerrada para alívio de moradores e autarcas

Ao fim de quase 30 anos de funcionamento, a instalação suinícola situada na Herdade do Colmeiro, numa encosta sobranceira a Vila Nova da Barquinha, foi definitivamente encerrada. Para moradores e autarcas, era a origem dos maus cheiros que afetavam Moita do Norte, Vila Nova da Barquinha e outras localidades envolventes.

- Publicidade -

- Publicidade -

De acordo com um ofício da Direção Geral de Alimentação e Veterinária recebido na Câmara, estava previsto que a exploração concluísse o despovoamento (ou seja a retirada total dos porcos) na primeira semana de fevereiro, mas, alegando razões do foro zootécnico, a empresa informou aquela entidade da impossibilidade do cumprimento do prazo e solicitou a prorrogação para a semana de 16 a 23 de fevereiro, a qual mereceu a concordância da DGAV.

Esta semana, deslocaram-se à suinicultura elementos dos serviços de fiscalização da Câmara que confirmaram o encerramento da exploração, revelou o Presidente da Câmara na sessão da Assembleia Municipal do dia 28 de fevereiro.

- Publicidade -

Fernando Freire afirmou que este desfecho foi o resultado de uma “luta tenaz”, que incluiu processos judiciais, mas frisou que a Câmara atuou sempre “com ponderação e muita parcimónia”.

A exploração não possuía licença ambiental nem licença de utilização, e por isso foi mandada encerrar pela Direção Regional de Agricultura.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome