Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha: Secretário de Estado da Educação visita CIEC

O Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) de Vila Nova da Barquinha, vai promover, esta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de maio, o evento “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências”.

- Publicidade -

- Publicidade -

A iniciativa vai decorrer nas instalações da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC e vai contar com as visitas do atual Secretário de Estado da Educação, João Costa, bem como do atual Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso.

O evento tem como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.

- Publicidade -

Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências são algumas das atividades que fazem parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.

Este conceito inovador junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.

Este espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -