- Publicidade -

Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha | Projeto do Mercado das Artes objeto de candidatura a fundos comunitários

A transformação do antigo mercado municipal de Vila Nova da Barquinha em “Mercado das Artes” vai ser objeto de uma candidatura aos fundos comunitários, conforme deliberação tomada pelo executivo camarário da reunião do dia 11 de julho.

- Publicidade -

A ideia de intervenção para já ainda se encontra em fase de anteprojeto, cujo Programa-Base foi realizado pelos serviços urbanísticos da autarquia.

O projeto de Reabilitação do Mercado das Artes prevê a construção de um 2° piso parcial para aproveitar o acentuado desnível. Aqui vão funcionar salas de formação, de trabalho e de reunião.

- Publicidade -

O rés-do-chão será ocupado com sala de exposições e salas de atividades, entre outros espaços. A ligar os dois pisos haverá uma escada interior. Está prevista a substituição da cobertura.

O concelho de Vila Nova da Barquinha tem na arte uma das suas principais imagens de marca. Por isso, tem sido procurado por artistas para aí se estabelecerem e desenvolverem os seus projetos. “Felizmente temos mais procura do que oferta”, revelou o presidente da Câmara, Fernando Freire.

- Publicidade -

Este novo espaço artístico, a juntar à galeria de arte e à oficina de arte que funciona no rés-do-chão do Centro de Arqueologia, irá reforçar a aposta nesta área e fazer com que a zona baixa da vila seja dedicada às indústrias criativas.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome