Os Templários regressam ao Castelo de Almourol a partir de hoje, sexta-feira, dia 24 de junho, e por lá vão permanecer durante o fim-de-semana na primeira edição da “Festa Templária Almourol”. A ilha e a margem do rio Tejo voltam atrás no tempo através das rotinas medievais e a gastronomia não foi esquecida com os restaurantes do concelho a apresentarem propostas inspiradas nesta época histórica.
O município de Vila Nova da Barquinha e a ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte uniram-se, com o apoio do Exército Português, para trazer de volta os Templários ao Castelo de Almourol. A “Festa Templária Almourol” pretende recriar a época medieval e o dia-a-dia destes cavaleiros durante três dias.
A iniciativa tem início esta sexta-feira, dia 24, pelas 19h00, altura em que os restaurantes aderentes começam a apresentar nas suas ementas as receitas que darão sabor ao Festival de Cozinha Medieval. Mais tarde, pelas 21h00, tem lugar no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha a palestra “Almourol na estratégia medieval de defesa do Tejo. Breve Interpretação” com a participação de António Balcão Vicente, membro da OSMTH – Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani (Suprema Ordem Militar do Templo de Jerusalém).
O evento continua nos restaurantes aderentes durante o fim-de-semana, altura em que o Castelo de Almourol vai fervilhar de atividade templária. A abertura oficial com cortejo e hastear da bandeira templária está prevista para as 10h00 de sábado. A partir desse momento a pequena ilhota do Tejo ganha vida durante dois dias inteiros, entre as 10h00 e as 22h00, com o acampamento, as armas, as rotinas, as personagens históricas e as danças medievais.
A margem do rio Tejo tem acesso livre e ali será possível encontrar a Feira de Artesanato e as tasquinhas entre as 10h00 e as 23h00. No mesmo local dramatiza-se a “Vida na Taberna”, pelas 21h00, e nas escadas de acesso ao cais está previsto no sábado um espetáculo de fogo de dragão intitulado “Lenda da Moura”, a partir das 22h00.
O último dia da Festa Templária Almourol começa cedo (08h00) no Centro Cultural e Desportivo Limeirense, o ponto de encontro escolhido para a caminhada “No Rasto dos Templários”, e termina com o cortejo de encerramento seguido pelo arrear da bandeira templária.
O custo da “aventura templária” dentro da ilha é de €1,00 com passagem de barco incluída (ida e volta). A entrada na Torre de Menagem acresce o pagamento de €2,5 a este valor.
Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.