Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Ópera sobre paixão de Dido e Eneias na Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Vila Nova da Barquinha recebe a ópera “Dido e Eneias”, a única composta por Henry Purcell, a partir das 17h00 deste sábado, dia 7. O espetáculo é encenado por Miguel Galhofo e coreografado por Leonor Mendes, contando ainda com a direção musical de José Dias e a presença do pianista Francisco Sassetti e do Coro Polifónico da Golegã “Cantar Nosso”.

- Publicidade -

A ópera do compositor inglês tem como inspiração o canto IV da “Eneida”, escrita por Virgílio entre 30 e 19 a.C., e descreve as origens e o crescimento do império romano. Os versos contam a história da paixão entre Dido, rainha de Cartago, e o herói troiano Eneias. Na versão musicada por Henry Purcell (1659-1695) o enredo sofreu algumas alterações com o acrescento de figuras sobrenaturais e simbólicas pelo libretista Nahum Tate.

No entanto, a essência da tragédia grega mantém-se nas interpretações do elenco composto por Maria João Sousa (Dido), Pedro Nascimento (Eneias), Carolina Gouveia (Belinda), Elisabete Gouveia (Segunda Mulher), Rita Martinho (Feiticeira), Maria Ana Coelho (Primeira Bruxa), Filipa Ferreira (Segunda Bruxa), Miguel Galhofo (Marinheiro) e Maria João Rosário (Espírito).

- Publicidade -

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome