Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Obra do Trilho Panorâmico do Tejo já foi adjudicada (c/áudio)

Após o lançamento no final de junho do concurso público para a empreitada que vai dar vida ao Trilho Panorâmico do Tejo, o Município de Vila Nova da Barquinha já adjudicou a obra, no que respeita à criação de passadiços e miradouros. A informação foi avançada ao mediotejo.net pelo presidente da autarquia, Fernando Freire.

- Publicidade -

“Neste momento foi adjudicado, foi enviada a minuta do contrato e vamos concluí-lo para estar em novembro a funcionar”, disse o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ao nosso jornal.

A empreitada foi adjudicada a 23 de julho, após o concurso público, à empresa Calaveiras, Unipessoal, Lda, e diz respeito à obra do trilho per si, isto é, “a questão do madeiramento, dos passadiços, dos corrimões, e também a questão de haver alguns postos de visualização para as pessoas pararem e apreciarem o local”, conforme explica Fernando Freire.

- Publicidade -

Além desta obra, na ordem dos 200 mil euros, existem outras empreitadas enxertadas no projeto, como a intervenção na zona de lazer no Cais Pai Avô, na Fonte da Galiana e o embelezamento dentro do percurso, que elevam o total do investimento para os 300 mil euros (valor que é comparticipado a 85% por fundos comunitários).

O presidente da autarquia barquinhense admite que esta não é uma “intervenção ostensiva à paisagem” mas sim uma “intervenção minimalista”. “O nosso objetivo é não introduzir elementos amorfos ou estranhos à paisagem, só completá-los quando houver um obstáculo – nomeadamente, algum curso de água, perigo de queda eminente”, referiu, sublinhando ainda que se está “em condições de proporcionar aos turistas espaços únicos” no decurso do trilho.

O percurso tem uma extensão de 11,5 quilómetros à beira rio. Foto: CM VNB

Questionado sobre a previsão de arranque dos trabalhos, o edil admite que será “o mais rapidamente possível”, com a convicção de que tal aconteça já em agosto.

ÁUDIO | Presidente do Município de VN Barquinha, Fernando Freire, sobre adjudicação da empreitada do Trilho Panorâmico do Tejo

Recorde-se que o projeto do Trilho Panorâmico do Tejo, projeto da autarquia barquinhense, pretende ligar as vilas de Constância e Barquinha num percurso pedonável e ciclável à beira Tejo que vai ter como ponto de partida o Fluviário da Foz do Zêzere, no Centro Náutico de Constância, e o de chegada o Parque Ribeirinho, em Vila Nova da Barquinha.

No início do percurso vai ser possível vislumbrar a paisagem envolvente do local de confluência dos rios Zêzere e Tejo, que tem a Vila Poema como pano de fundo. Nesta parte do percurso entre a Ponte sobre o Zêzere e a Ponte sobre o Tejo será colocado um miradouro e um passadiço de 35 metros de comprimento.

Na freguesia de Praia do Ribatejo, será criada no Cais Pai Avô uma zona de lazer que facilitará o acesso de embarcações ao rio e irá dispor de mobiliário para contemplação da paisagem. O trilho vai passar também pela fonte da Galiana.

Mais adiante, ergue-se o eterno Castelo de Almourol, ex-libris do concelho, na sua ilhota no meio do rio Tejo (refira-se que para a concretização do projeto, o município barquinhense assinou com o Exército Português um aditamento ao protocolo de colaboração celebrado em 2008, no qual a administração do Castelo de Almourol e respetivos acessos passam a ser responsabilidade da Câmara da Barquinha).

Nas imediações, na margem direita do rio, encontra-se o Convento de N. Sr.ª do Loreto, pelo que continuando, se adentra na freguesia de Tancos, localidade que mantém aspetos da sua arquitetura tradicional e alguns dos vestígios do seu importante passado como porto fluvial comercial.

O percurso mantém-se até à sede de concelho, Vila Nova da Barquinha, mais concretamente ao parque ribeirinho, onde está instalado o Parque de Escultura Contemporânea e um espaço verde munido de equipamentos desportivos, lúdicos e de lazer.

NOTÍCIA RELACIONADA

VN Barquinha quer fazer do Trilho Panorâmico do Tejo um dos principais produtos turísticos do concelho

 

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome