Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | O azeite novo chega às mesas em festival gastronómico (c/ vídeo)

A mostra gastronómica “À Mesa com o Azeite” decorre em Vila Nova da Barquinha a partir deste sábado, dia 4 de novembro, e promove o sabor do chamado ouro líquido nas três freguesias do concelho até dia 10 de dezembro. O restaurante “O Chico”, na Praia do Ribatejo, é um dos 10 estabelecimentos que aderiram à iniciativa e que o mediotejo.net foi acompanhar na edição de 2016, num dos dias em que o azeite novo foi o “rei” da ementa.

- Publicidade -

- Publicidade -

A mostra gastronómica “À Mesa com o Azeite” decorre no concelho de Vila Nova da Barquinha entre os dias 4 de novembro e 10 de dezembro. Mais de um mês dedicado ao chamado ouro líquido, que parte do ramo de oliveira e termina nos pratos dos comensais. Os mais entendidos perguntam sempre se é azeite novo e fazem a prova técnica do “molha pão”.

O mediotejo.net acompanhou na última edição um dos 30 dias em que o azeite foi o “rei” da ementa nos 12 restaurantes que aderiram à iniciativa e parámos na Praia do Ribatejo, onde “O Chico” propõs como prato do dia o bacalhau grelhado com batata a murro. A preparação dos almoços começa a meio da manhã e, afinal, o azeite não é encontrado apenas à mesa.

- Publicidade -

Falámos com Francisco Francisco Pereira Marques, o proprietário do restaurante há cerca de duas décadas, durante o processo em que o chamado ouro líquido marca presença desde o primeiro momento, quando as brasas ainda estão quentes e se junta a grelha para que o bacalhau não agarre, até ao momento em que rega o prato dos comensais.

Bacalhau ou polvo à Lagareiro, Petingas no Forno com Azeite, e Sopa de Couve com Feijão são alguns dos pratos mais típicos apresentados nas ementas do concelho a partir deste sábado mas os clientes podem optar por outras sugestões do chef e no final saborear o azeite da forma mais pura: no pão.

*Video republicado a 3 de novembro de 2017, véspera de mais uma edição do evento gastronómico

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome