Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Novo espaço empresarial CAIS praticamente esgotado

O CAIS – Espaço Empresarial de Vila Nova da Barquinha destinado a ser incubadora de empresas registou “uma procura fora do comum”, reconhece o Presidente da Câmara. Fernando Freire falava durante a reunião do Executivo do dia 12 de agosto, realizada por videoconferência, na qual manifestava a sua satisfação pela elevada procura registada. Em poucas semanas os espaços disponíveis ficaram esgotados, restando apenas espaços pequenos em regime de coworking, ou seja, partilhados.

- Publicidade -

- Publicidade -

Situado em pleno centro histórico da vila, no Largo José da Cruz, junto aos Serviços Municipais, da Loja do Cidadão, da Conservatórias de Registo Civil e Predial, e Arquivo Municipal, o Espaço Empresarial CAIS deverá ser inaugurado na segunda quinzena de setembro, anunciou o autarca. Isto porque o objetivo é que as empresas possam começar a utilizar os seus espaços no dia 1 de outubro.

Da lista de empresas já com espaço confirmado constam: Superlúdico –Ilustração, Design, Animação e Identidade Visual, NoOperation, Lda., Ana Cristina Costa Calado – Contabilidade, Consultoria e Formação, ACKTIVIST – Meaning Clothes, Lda, Procurement Consulting, Lda, Cannabis Medicinal, Certificação, produção e comercialização em modo GMP e GACP, Charlotte Weiss – Joalharia de autor e ROOT4IT, Lda – Tecnologias de informação.

- Publicidade -

Dada a elevada procura por parte dos empreendedores, o Presidente da Câmara revela que será feita a avaliação da possibilidade de criação de outro espaço para start-ups.

O também designado por “ninho de empresas” tem como objetivo “a promoção e acompanhamento de projetos e empresas inovadoras, colocando-as num mesmo espaço físico e pondo ao seu dispor um conjunto de serviços e gabinetes, proporcionando a inserção num ambiente empresarial adequado, bem como as condições necessárias ao seu sucesso”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Por outro lado, acrescenta, “pretende a promoção da interação entre o meio empresarial e instituições de ensino/ investigação, com vista a usufruir das vantagens, sinergias e complementaridade que daí decorrem”.

A obra resulta da reabilitação de dois edifícios já existentes em avançado estado de degradação, onde foram criados gabinetes de trabalho e espaços de coworking, bem como áreas para os respetivos serviços de apoio, como salas de reunião, de formação e de refeição, serviços administrativos e loja.

Com um custo de cerca de 524 mil euros, este é um dos projetos incluídos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Nova da Barquinha (PARU), implementado com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do Portugal 2020.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome