Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Município mantém ativo Plano de Contingência e prepara novas medidas preventivas

Proceder a uma avaliação da evolução do surto epidémico da covid-19 e adotar novas medidas preventivas, foram os principais objetivos da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Vila Nova da Barquinha, realizada por videoconferência na manhã do dia 13 de maio.

- Publicidade -

Tendo em conta a nova realidade da pandemia e com a passagem do estado de emergência para estado de calamidade, foi deliberado manter o Plano de Contingência do Município nesta reunião convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire.

Uma das medidas passa pela manutenção do Centro de Acolhimento instalado no Pavilhão Desportivo da Praia do Ribatejo (34 camas), assim como o Lar e Residência Autónoma da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Nova da Barquinha – APCVNB, na Moita do Norte (17 camas), dispositivo montado pelo Município no âmbito do Plano Operacional Municipal Covid-19.

- Publicidade -

Nesta altura está em curso a realização de testes aos funcionários das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), nomeadamente aos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, Fundação Dr. Francisco Cruz na Praia do Ribatejo, e do Lar Quinta da Margarida, na Atalaia.

Em nota de imprensa, o Município anuncia que a testagem aos trabalhadores das restantes respostas sociais do concelho será agendada para breve. Foram também testados cerca de 60% dos elementos do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

Fernando Freire deu conta do seu despacho que define a retoma do atendimento presencial nos serviços municipais desde o dia 11 maio, entre outras medidas. Foi analisada a suspensão da realização de qualquer tipo de evento ou festividade que implique a concentração de pessoas até 30 de setembro, ou até, após nova avaliação pela CMPC.

Na ocasião o responsável pelo executivo fez o último balanço do número de casos confirmados no concelho (7), estando recuperados na sua totalidade, dando conta da inexistência de casos em vigilância ativa.

As medidas para a reabertura do castelo de Almourol, do Centro de Interpretação Templário e para o reinício das aulas foram outras temas abordados.

Por definir ficou a data do reinício das visitas aos idosos das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), bem como os respetivos procedimentos de segurança.

 

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome