Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha |Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo comemora 500 anos do Foral

Iniciam-se a 9 de setembro, segunda-feira, e culminam em dezembro, as comemorações dos 500 anos do Foral de Payo de Pelle, atual Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

- Publicidade -

O 92º aniversário da Freguesia é assinalado simbolicamente no dia 9 de setembro com o hastear da bandeira na sede da Junta. A atividade seguinte decorrerá a 12 de outubro e consiste na “Exaltação das Ordens”, com uma cerimónia e um cortejo histórico alusivos à Ordem dos Templários e à Ordem de Cristo.

Seguem-se a 26 de outubro as Jornadas de História Local, com intervenção de vários historiadores. O espetáculo de teatro de rua “Visitação” está agendado para 16 de novembro. O programa termina com a Feira Renascentista de Payo de Pelle, nos dias 21 e 22 de dezembro, momento alto das comemorações dos 500 anos do Foral.

- Publicidade -

Ainda para assinalar a data, a Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo vai reeditar o livro “Paio de Pele: A vila e a região do século XII ao XVI”, da autoria de João José Alves Dias, professor da Universidade Nova.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome