Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Junta da Praia do Ribatejo promove palestra e visita ao Regimento de Engenharia 1

A Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, no Concelho de Vila Nova da Barquinha, continua a organizar iniciativas para assinalar o fim da 1ª Guerra Mundial e a participação das tropas portuguesas no conflito que terminou há 100 anos.

- Publicidade -

Para este sábado, dia 10, está agendada uma visita guiada ao Regimento de Engenharia 1, no Polígono Militar Tancos, em Praia do Ribatejo. A concentração dos participantes será junto à antiga Enfermaria do Polígono Militar de Tancos, mas pedia-se inscrições prévias na sede da Junta ou pelo telefone 249 733 940. Está prevista a visita à antiga enfermaria 1, porta de armas, sala Almourol da coleção visitável do RE1, elementos pertencentes ao Batalhão de Sapadores do Caminho de Ferro, ao monumento aos soldados do CEP e ao conjunto dos nove edifícios do RE1.

Da parte da tarde, pelas 15h00, realiza-se no Museu Etnográfico (antiga Escola primária de Praia do Ribatejo), uma palestra pelo Coronel José Paulo Berger sobre “O Corpo de Artilharia Pesada Independente – Artilheiros de Costa na I Guerra Mundial, Do campo entrincheirado de Lisboa ao Marne”.

- Publicidade -

Coronel do Exército e engenheiro militar, José Paulo Berger é licenciado em Ciências sócio-militares pela Academia Militar, pós-graduado em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e engenheiro técnico de máquinas. Para além dos muitos cargos que desempenhou, é Subdiretor da Direção de infraestruturas do Exército e Chefe do Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar integrando o Grupo de Trabalho do Ministério da Defesa Nacional para o Turismo Militar, como representante do Exército.

É autor de diversas obras, publicações e artigos no âmbito da História Militar, da Fortificação e Arquitetura militar e da História da Engenharia militar: “A Batalha de Montes Claros: perspetivas de um engenheiro militar, “A Companhia de Engenharia 651, Cabo Delgado, 1964-1966, Região Militar de Moçambique”, “A Azulejaria no Exército: pátio dos canhões”, “Fortificação do Território: a segurança e defesa de Portugal do séc. XVII ao séc. XIX” e coautor de “As Batalhas da Roliça e do Vimieiro no âmbito da 1! Invasão Francesa”.

Estas iniciativas da Junta de Freguesia têm como base a exposição “A primeira Guerra Mundial… a história por contar!” inaugurada a 9 de setembro na antiga Escola primária de Praia do Ribatejo e que pode ser visitada até este domingo, dia 11 de novembro.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome