Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | IP investe 3,2 milhões em reforço de pilares na ponte da Praia

Está a decorrer, através das Infraestruturas de Portugal, S. A., o concurso público para reforço dos pilares P4 e P5 da ponte ferro/rodoviária da Praia do Ribatejo, que faz parte da Linha da Beira Baixa, e que faz a ligação sobre o Tejo dos concelhos de Vila Nova da Barquinha e Constância.

- Publicidade -

O preço base da obra é de 3 milhões e 200 mil euros para um prazo de execução de um ano.

Segundo o anúncio do concurso, a empreitada contempla o “reforço das fundações dos pilares P4 e P5 através da execução de microestacas, encabeçadas por uma viga pré-esforçada, proteção da estrutura contra fenómenos de erosão através de encamisamento em betão armado dos pilares P5 e P6, substituição do aparelho de apoio fixo do pilar P4 para o encontro de entrada e trabalhos acessórios, reposição dos aparelhos de apoio definitivos do tabuleiro ferroviário nos pilares P4 e P5, preenchimento das fossas de erosão e execução de tapetes de enrocamento de proteção do leite do rio em torno dos pilares P4 a P6”.

- Publicidade -

Inaugurada em 1889 apenas como travessia ferroviária sobre o rio Tejo, a ponte da Praia do Ribatejo liga as estradas nacionais EN3 e EN118, unindo Praia do Ribatejo (VN Barquinha) à Freguesia de Santa Margarida da Coutada (Constância).

Em 1988, a estrutura antiga (entretanto substituída por outra nova, assente sobre os mesmos pilares), foi adaptada a ponte rodoviária e cedida às Câmaras de VN Barquinha e Constância.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome