- Publicidade -
Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha integra programa pioneiro de capacitação digital de adultos

O concelho de Vila Nova da Barquinha é um dos 70 municípios em todo o país que já tem à disposição um Centro de Capacitação Digital para Adultos. A funcionar na Biblioteca Municipal, o programa “EU SOU DIGITAL” pretende capacitar adultos acima dos 45 anos que nunca utilizaram a internet, para que possam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia.

- Publicidade -

Ensinar a mãe a enviar um e-mail, ajudar um vizinho a criar uma conta nas redes sociais ou até explicar aos avós como fazer uma videochamada para chegar até aos familiares que estão longe. São competências digitais que muitos já tomam por adquiridas nos dias de hoje mas que ainda passam ao lado de grande fatia da população, que se vê isolada no que respeita ao uso de ferramentas digitais de comunicação.

Para combater tal falta, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha disse “sim” ao programa pioneiro “EU SOU DIGITAL”, estando incluída no leque de 70 municípios em todo o país com centros de capacitação digital para ajudar os portugueses infoexcluídos a usar a internet no seu dia a dia.

- Publicidade -

Nesse sentido, após a aprovação em reunião de Câmara do protocolo de parceria a celebrar com a A2D Consulting – entidade com competências de implementação do programa, o mesmo já foi assinado e o centro já está a funcionar desde dia 10 de janeiro na Biblioteca Municipal (inserida no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no Largo 1.º Dezembro), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

Centro de Capacitação Digital para Adultos já está a funcionar em Vila Nova da Barquinha. Imagem: CMVNB

Na prática, qualquer cidadão pode inscrever-se para se tornar num mentor digital e ter preparação para ensinar pessoas que nunca usaram a internet. A formação é gratuita e pode ser feita utilizando um smartphone, tablet ou computador com acesso à Internet.

- Publicidade -

Refere a autarquia barquinhense em comunicado que a concretização dos desígnios acima identificados só é possível “com o envolvimento e participação ativa de parceiros da comunidade local – organizações de proximidade comunitária, neste caso Formação Ocupacional de Seniores e o CLDS 4G – 2 Gerações em Terra de Sorrisos – que, designadamente, dispõem de espaços equipados, de capacidade efetiva de mobilização da sua população residente ou de mobilização de mentores”.

Para mais informações relativamente ao centro “EU SOU DIGITAL” em Vila Nova da Barquinha, deve contactar a Biblioteca Municipal através do número 249 720 358 (Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha).

Numa iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, o programa “EU SOU DIGITAL” é cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia e tem como objetivo promover a capacitação digital de 1 milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários, apoiados em mais de 1.500 centros que estão a ser criados a nível nacional.

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome