Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | III Conferência Internacional sobre Templários este fim de semana

Pelo terceiro ano consecutivo, Vila Nova da Barquinha acolhe a conferência “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual – Templarismo”, numa iniciativa promovida pelo Município e na qual sobem a palco alguns dos melhores especialistas mundiais na questão templária. Este ano de regresso ao formato presencial, o evento, que decorre entre 13 e 14 de novembro, vai também ter transmissão online.

- Publicidade -

Dos quatro cantos do mundo, presencialmente ou por via das novas tecnologias, no próximo fim de semana os maiores especialistas mundiais na temática templária reúnem-se em Vila Nova da Barquinha para aquele que é já um evento obrigatório no concelho.

Com a primeira edição em 2019, a segunda em formato online em 2020 (devido à pandemia) e este ano de regresso ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, onde se insere o CITA – Centro de Interpretação Templário de Almourol, a conferência é aberta à comunidade e gratuita, mediante reserva prévia de lugares (as mesmas podem ser feitas pelos contactos reservas@cm-vnbarquinha.pt, 249720358, 962722668 ou 927410436).

- Publicidade -

“Quando se fala em Vila Nova da Barquinha falamos de património, história, paisagem e memória. Aqui encontramos um dos ex-líbris da Ordem do Templo e dos Cavaleiros Templários – o Castelo de Almourol, fortaleza medieval, numa ilha cercada pelo rio Tejo, símbolo de prestígio e um marco na história de Portugal. Todos os recursos a ele associados, com a junção do Centro do Interpretação Templário de Almourol e da Biblioteca Templária, agregam parâmetros de qualidade que permitem ajudar ao desenvolvimento uma nova imagem turística da região na Europa e no mundo”, afirmava ao mediotejo.net Fernando Freire, presidente da autarquia barquinhense, aquando da edição de 2020, sobre a importância da realização desta conferência internacional na vila ribeirinha.

Imagem: CMVNB

  • Sábado, 13 de novembro

A sessão de abertura da III Conferência Internacional “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual – Templarismo” acontece a 13 de novembro (sábado) pelas 14h30, com as intervenções iniciais de Manuel Gandra, investigador e curador do CITA, e Paula Pontes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Segue-se o primeiro painel de oradores, pelas 15h00, com os temas “O castelo templário e o Convento da Ordem de Cristo em Tomar”, por Álvaro Barbosa, “Para uma rota cultural europeia do património templário”, por Carlos Trincão, e “Does the Templar Order a place today…? (profile of the 21st century’s templar)”, por José Miguel Navarro (via online).

Depois de um momento de debate e coffee break, sobe a palco o segundo painel de conferencistas, composto por Luís de Matos, com “A Santa Sé ao tempo de Filipe IV – O grande cativeiro” e João Pedro Silva com o tema “Os Templários e a Jerusalém no Ocidente”.

Ainda no sábado, dia 13, vai ter lugar pelas 18h45 o lançamento do livro “850 anos do Castelo de Almourol” (aludindo à reedificação do castelo pelo mestre da ordem templária, Gualdim Pais, em 1171, por Manuel Gandra e pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire. O dia encerra com animação musical (19h00) a cargo do artista Fernando Espanhol.

  • Domingo, 14 de novembro

No dia 14 o programa começa cedo, pelas 09h30, com duas conferências transmitidas em vídeo: “Templars for the Modern Age: a non-State actor in service to Humanity”, de Jefferson Perry, e “Kingdom of Hungary and Croatia – unrevealing the Order”, por Lovro Tomasinec.

Pelas 11h00 sobem a palco Ernesto Jana, com a temática “A igreja de Santa Maria do Olival de Tomar: entre a religião e a gestão do seu património (sécs. XIV-XVI)”, Virgílio Alves com “Ordem Templária de Portugal e Templarismo”, e Manuel Gandra para abordar “O Zêzere, rio do espírito Santo e o Projeto Templário”.

Para alimentar a alma antes do almoço, há espaço para um momento de animação musical (12h30) novamente com o artista Fernando Espanhol, encerrando-se a conferência com Luís de Matos, chanceler da Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolimitani Universalis (OSMTHU) e com o presidente da autarquia barquinhense.

Além do formato presencial da iniciativa, as conferências vão ainda ser transmitidas em direto, em vídeo, a partir da página oficial do Município de Vila Nova da Barquinha no Facebook.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome