- Publicidade -
Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha | Igreja Matriz de Atalaia renovada após obras de valorização

Considerada um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal e classificada como Monumento Nacional em 1926, a Igreja Matriz de Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha, foi alvo de uma empreitada de reabilitação e valorização que conferiram ao edifício um reforço estrutural e embelezamento exterior. Num investimento de 370 mil euros, as obras estão agora concluídas, anuncia a autarquia barquinhense.

- Publicidade -

O projeto de execução da obra de valorização da Igreja Matriz de Atalaia foi aprovado pelo executivo municipal barquinhense no ano de 2019, mas a complexidade do processo, nomeadamente a necessidade de pareceres, atrasou o mesmo, tendo a Igreja entrado efetivamente em obra em maio de 2021.

Num investimento inicial previsto de 250 mil euros, que no final das contas se converteu em 370 mil, esta foi uma intervenção cofinanciada a 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

- Publicidade -

O principal objetivo da intervenção foi o da requalificação estrutural do interior da Igreja, em particular o reforço de contenção da coluna estrutural (uma das colunas interiores, junto do altar mor apresentava uma fratura longitudinal bem como abertura das juntas entre os blocos de alvenaria), a par da instalação elétrica do exterior e interior (com o objetivo de aumentar a eficiência energética).

Nesta empreitada foi ainda levada a cabo uma “operação de charme” na parte exterior, com a reabilitação dos pavimentos do adro (substituição e arranjos de pedras calcárias danificadas).

- Publicidade -

Com um novo visual, este monumento renascentista do século XVI vai ainda em breve ser dotado de uma componente de video mapping com vista à promoção do monumento e consequente enriquecimento da experiência turística.

 

O regresso ao culto na igreja fora já autorizado pela autarquia em novembro passado, ainda aquando do término dos trabalhos.

Atualmente pertença do Ministério das Finanças e administrada pela Igreja Católica, através da Fábrica da Igreja de Nª Srª da Assunção da Atalaia, a Igreja Matriz de Atalaia é dedicada a Nossa Senhora da Assunção e foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede.

A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. No seu interior, o monumento possui azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII.

Recorde-se ainda que é na Igreja Matriz de Atalaia que se encontra o túmulo de D. José Manoel, segundo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Notícia Relacionada: ”Igreja Matriz de Atalaia, Vila Nova da Barquinha, um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal”, por Fernando Freire

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome