Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Junho 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Igreja Matriz de Atalaia avança para obras de requalificação (c/áudio)

A Igreja Matriz da Atalaia, monumento renascentista do século XVI e classificado como nacional em 1926, vai avançar para obra esta semana, anunciou a autarquia de Vila Nova da Barquinha. Após um processo complexo, devido nomeadamente à obtenção de pareceres, a consignação desta obra que ronda os 250 mil euros está feita e prevê-se que a intervenção esta concluída ainda este ano.

- Publicidade -

- Publicidade -

Em reunião de Câmara Municipal a 12 de maio, o executivo aprovou por unanimidade o plano de trabalhos e o plano de pagamentos bem como a aceitação do diretor técnico desta empreitada que “finalmente, depois de arranjados os pareceres, vai avançar já dia 17 [de maio]”, afirmou o presidente do Município, Fernando Freire, ao mediotejo.net.

Recorde-se que o projeto de execução da obra de valorização da Igreja Matriz de Atalaia foi aprovado pelo executivo municipal em 2019, mas a complexidade do processo, nomeadamente a necessidade de pareceres, onde houve um grande atraso por parte do da Direção-Geral do Património Cultural, prolongou o respetivo processo.

- Publicidade -

Agora, estão reunidas todas as condições para a materialização da obra, cujo prazo de execução é de 150 dias (cinco meses). Fernando Freire admite que “provavelmente, em finais de setembro, princípio de outubro, teremos a intervenção concluída”, sendo que, até lá, o culto vai ser deslocalizado para a Capela do Senhor Jesus d’Ajuda.

Áudio | Presidente da Câmara da Barquinha fala sobre arranque da obra de valorização da Igreja Matriz de Atalaia

Num investimento a rondar os 250 mil euros, a empreitada de valorização da Igreja Matriz da Atalaia conta com financiamento por parte de fundos comunitários a 85% e tem como principal objetivo a requalificação estrutural do interior, em particular o reforço de contenção da coluna estrutural (uma das colunas interiores, junto do altar mor e do lado direito apresenta uma fratura longitudinal bem como abertura das juntas entre os blocos de alvenaria). Na parte exterior, será levada a cabo uma “operação de charme” na substituição e arranjos de pedras calcárias danificadas.

Parte Exterior da Igreja da Atalaia também vai ser alvo de intervenção. Foto: Fernando Freire

Outro dos grandes focos desta intervenção é a requalificação elétrica no exterior e interior, no sentido de aumentar a eficiência energética, o que implicará que “se mexa em todo o monumento – quer nas sacristias quer no altar-mor quer também nas laterais até à própria iluminação exterior”, refere o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Irá ainda ser feita a reabilitação dos pavimentos no exterior da igreja e dotar-se o espaço de uma componente de video mapping com vista ao enriquecimento da experiência turística.

Recorde-se que a igreja é pertença do Ministério das Finanças mas a administração é praticada pela Igreja Católica, neste caso através da Fábrica da Igreja de Nª Srª da Assunção da Atalaia, pessoa coletiva de direito canónico. Para que a Câmara possa intervir no monumento foi assinado, a 27 de maio de 2019, um protocolo com a Fábrica da Igreja.

Considerado um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal, a Igreja Matriz da Atalaia foi mandada edificar em 1528 (século XVI) por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede, sendo arquiteto João de Castilho.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome